Translate

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Brasília tem segunda maior taxa de crescimento populacional entre capitais

Fonte: Correio Braziliense

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, o Distrito Federal é o quarto município mais populoso do Brasil, com 2,8 milhões de habitantes
A população do Distrito Federal cresce a uma velocidade que a administração pública não consegue acompanhar. Prova dessa equação desigual são as longas filas nos hospitais, os problemas no transporte público e na segurança. Atualmente, Brasília é o quarto município mais populoso do Brasil, com 2.852.372 habitantes, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as capitais, a cidade teve a segunda maior taxa de crescimento entre 2013 e 2014: 2,25%.

Quando se analisa a área metropolitana, a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF (Ride) ocupa o quinto lugar entre as mais populosas do país. Os 4.118.154 habitantes representam 2,03% do total. Em destaque na pesquisa, o DF ultrapassou municípios como Belo Horizonte e Fortaleza e se aproxima cada vez mais do terceiro colocado, Salvador. “A taxa de crescimento daqui é o dobro da nacional. No país, observamos uma desaceleração do fluxo migratório, em parte explicada pelas políticas de transferência de renda. Isso reduz a motivação da pessoas de migrar para um grande centro”, explica o presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Júlio Miragaya.

No DF, o fluxo migratório continua alto devido à renda elevada dos habitantes. Esse cenário oferece oportunidades de trabalho de baixa qualificação ou para atuação como pequenos empreendedores. “Isso não acontece mais em algumas cidades, como São Paulo, por exemplo, que têm atividade econômica ancorada na indústria. Lá, a mecanização e a automação do setor têm gerado cada vez menos empregos, além de demandar mão de obra mais qualificada”, completa Miragaya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário