Translate

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Após aprovação da OMS, Brasil cogita comprar medicamento contra vírus ebola

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a aquisição do medicamento seria um medida preventiva

Correio Brazilense


Flávia Franco


Um agente do Instituto Nacional de Saúde Pública controla a temperatura de um trabalhador no aeroporto, em Abidjan


Mesmo considerando mínima a possibilidade de o vírus do ebola chegar ao Brasil, o Ministério da Saúde confirma que estabelece um diálogo com o laboratório responsável pelo medicamento experimental ZMapp. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a aquisição do medicamento seria um medida preventiva e só ocorrerá após uma confirmação do laboratório acerca da segurança e efetividade da droga.

A Mapp Biopharmaceutical, porém, diz não ter a substância disponível de imediato. Ontem, a empresa publicou em seu site que os estoques do remédio experimental estão esgotados, “após o atendimento de algumas demandas”. Ainda de acordo com o texto divulgado, ela está cooperando com outros parceiros para ampliar a produção.

Sobre a possibilidade de o vírus letal chegar ao Brasil, a coordenadora do Comitê de Saúde do Viajante da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sylvia Hinrichsen, reforça que a situação depende das medidas de barreiras adotadas por todos os países. “Todos deverão proceder segundo as recomendações de prevenção de surtos e ou riscos de adoecimentos.”
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário