Translate

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Seis regiões do DF vão ficar sem água por 24 horas no fim de semana

Segundo a Caesb, a interrupção do serviço é necessária para fazer melhorias no sistema. Hospitais terão caminhão-pipa à disposição.

 postado em 16/01/2015 06:40 / atualizado em 16/01/2015 07:15 - Correio Braziliense

O porteiro Ney cuidou pessoalmente da reserva de água
para o bloco onde trabalha, na Asa Norte
Os moradores da parte norte do Distrito Federal vão sofrer sem água durante 24 horas neste fim de semana. Mais exatamente entre as 22h sábado e as 22h de domingo. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) vai instalar uma válvula de grande porte, fazer a limpeza de reservatório, a interligação e o remanejamento de redes de adução e distribuição em vários pontos da cidade (veja quadro). A obra, segundo o órgão, vai proporcionar autonomia no abastecimento das regiões. Com a nova válvula, por exemplo, caso seja necessário realizar alguma manutenção na rede principal da Asa Norte, não será mais preciso fechar todo o sistema, afetando regiões como Lago Norte, Paranoá, Itapoã e Varjão.
Ao todo, cerca de 170 mil pessoas serão atingidas. Moradores de blocos da Asa Norte já estão com os reservatórios e caixas cheios. “Na quadra (SQN 214), temos criança e idosos, por isso, não podemos passar apuros pela falta d’água”, analisou a prefeita da quadra, Fernanda Mesquita. Nada de baldes, latas ou garrafas. Os moradores do local fizeram o estoque em espaços bem maiores. No Bloco A, o reservatório de 90 mil metros cúbicos e as caixas d’água que juntas somam 25 mil m³ se encontram todos cheios. Tranquilidade garantida para os 72 moradores. Valdisney de Araújo Pereira, o Ney da portaria, ajudou na preparação para a seca temporária.

“Além dos avisos que colocamos nos elevadores e nas caixas de correspondência, verificamos os níveis de água nos reservatórios do prédio”, ressaltou o porteiro, que trabalha no local há quatro anos. O conselho da prefeita da quadra é que se todos usarem com moderação, nem vão perceber o desligamento. “Nós vamos ter que reorganizar o funcionamento das nossas casas. Alguns serviços vão ter que ficar para quando o fornecimento estiver normalizado”, afirma Fernanda. Ela também ajudou a informar os moradores da quadra. “Usamos o poder das redes sociais e o e-mail para deixar todos bem cientes do que vai acontecer sábado (amanhã) e no domingo, além de alertar os síndicos sobre a necessidade de armazenarmos água”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário