Translate

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Morre aos 100 anos Guarany Cabral, o senhor das árvores do DF

Agrônomo pioneiro, o cearense de Itapipoca foi chefe do Setor de Poda da Novacap e cuidou das plantas de Brasília. Morreu ontem aos 100 anos.

 postado em 05/01/2015 20:32
 Bernardo Bittar / Correio Braziliense

Morreu nesta segunda-feira (5/01), aos 100 anos, o cearense Guarany Cabral de Lavor, funcionário aposentado da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Ele foi chefe do Setor de Poda e Erradicação do órgão e trabalhava plantando e cuidando das milhares de plantas que dão vida à cidade — o que lhe rendeu o apelido de "senhor das árvores". Guarany sofreu falência múltipla dos órgãos. O velório está marcado para as 8h desta terça-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, em Cristalina (GO), e o enterro, às 11h.

Guarany mudou-se para Brasília em 1959 para exercer a carreira de topógrafo no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1970, aos 65 anos, foi convidado a trabalhar na Novacap. Foram mais de duas décadas de serviço diário, braçal e feito com amor.

Milhares de árvores da cidade foram cuidadas pelo engenheiro florestal, inclusive o famoso Buriti plantado na praça de mesmo nome, no centro da capital. A árvore estava morrendo, e, com muito esforço e conhecimento, Guarany salvou a espécie, hoje tombada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário