Translate

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Calor e a seca continuam nesta terça e quarta, segundo a previsão do tempo

Ontem, os termômetros marcaram 31,7ºC, a temperatura mais alta de 2015.

 postado em 20/01/2015 06:54 / atualizado em 20/01/2015 07:09 - Correio Braziliense
Amanhecer em Brasília: até amanhã, o Inmet alerta que o calor e a baixa umidade vão continuar
Boné, sombrinha, jornal, protetor solar, água. São muitos os artifícios para tentar fugir do calor. Na capital federal, as temperaturas estão acima dos 30ºC. Ontem, a máxima foi de 31,7ºC, a mais alta do ano. A umidade relativa do ar baixa também contribui para a sensação de forno. Nas ruas, o brasiliense tenta burlar o tempo quente e seco que há vários dias impede a formação de nebulosidade. Ao todo, são 15 dias sem chuva, que só deve chegar no fim da semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para evitar o mal-estar e a dor de cabeça, basta seguir os conselhos já conhecidos. Água, roupas leves, alimentação natural e evitar atividade física e exposição ao sol entre as 10h e as 16h. A aposentada Maria Helena da Conceição, 70 anos, faz isso e muito mais. “Banho frio, toalha molhada no quarto e ventilador ligado o tempo todo se tornaram rotina na minha casa. E, ainda assim, às vezes, não consigo dormir bem”, contou.

O fenômeno
A massa de ar quente que está impedindo a formação de chuva no DF e em outras regiões do país veio do Oceano Pacífico. Quando o fenômeno, conhecido como bloqueio atmosférico (veja arte), se aproxima da América do Sul , dificulta a entrada de frentes frias e as deixa mais fracas que o normal. “Os ventos trazem ar quente, e os ventos frios são bloqueados, dessa forma, a incidência de raios solares contribui para o aumento das temperaturas”, afirma a meteorologista do Inmet Maria das Dores de Azevedo. Até meados de dezembro do ano passado, o bloqueio atmosférico estava afastado da América do Sul, mas se aproximou rapidamente, interrompendo a formação de nebulosidade e de chuva, explica Azevedo.

Até amanhã, o Inmet alerta que o calor e a baixa umidade vão continuar. Porém, há previsão de chuva para quinta-feira. Serão pancadas em áreas isoladas e em pouca quantidade, segundo o instituto. “Pela formação, não será uma chuva intensa”, garantiu a meteorologista. A temperatura recorde de 2015, antes dos 31,7ºC alcançados ontem, foi em 12 de janeiro, quando os termômetros marcaram 30,9ºC. Para hoje, a previsão é de tempo parcialmente nublado, com máxima de 31ºC e miníma de 18ºC. A umidade relativa do ar fica entre 80% e 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário