A Caridade pura não aceita
o egoísmo
Paiva Netto
Quem se integra no verdadeiro espírito da Caridade
não mais aceita o egoísmo. Deus é quem nele habita, e ele vive em todos e por
todos os seus Irmãos em Humanidade. Disse o Buda (aprox. 556-486), o iluminado
mentor que nasceu na Índia: “O
sofrimento é universal; a causa do sofrimento são os desejos egoístas; a cura
do sofrimento está em libertar-se dos desejos; o modo de livrar-se dos desejos
é através de uma perfeita disciplina mental*¹”.
Deus é Caridade. Em sua Primeira Epístola, 4:8 e
16, João Evangelista explica que “Deus
é Amor”. Ora, Caridade é sinônimo de Amor. Todos precisam dele, o
mundo necessita de Caridade. Eis a Estratégia Divina para a perfeita condução
dos povos, quando os seres humanos alcançarem que Política plena é aquela que,
cuidando do cidadão, infere que este, além de corpo, também possui Alma. Diante
desse Ser completo, teremos uma nação integrada na Solidariedade Ecumênica,
portanto Social, Altruística. Quando isso ocorrer, o sofrimento, incluído o
psíquico, passará ao largo. Afinal, viveremos o terceiro milênio. Algo terá de
mudar, nem que demore mil anos.
Erigir um Império de Boa Vontade
A Caridade, na sua expressão mais profunda, deveria
ser um dos principais estatutos da Política, porque não se restringe ao simples
e louvável ato de dar um pão. É o sentimento que — iluminando a Alma do
governante, do parlamentar e do magistrado — conduzirá o povo ao regime em que
a Solidariedade é a base da Economia, entendida no seu mais amplo significado.
Isso exige uma reestruturação da Cultura, por intermédio da Espiritualidade
Ecumênica*² e da Pedagogia do Afeto*³, no meio popular e como disciplina
acadêmica. Estaríamos, assim, erigindo um império de Boa Vontade neste planeta.
Por que não? Porque o ceticismo exagerado de alguns e a ganância insaciável de
outros não o permitem? Ora, a evolução do ser humano não pode ser detida. Ela
vai por bem ou, infelizmente, por caminhos dolorosos. Mas vai.
Como ensinava Alziro Zarur (1914-1979), Boa Vontade
não é boa intenção. Boa Vontade é a vontade boa, firme, decidida, que sabe o
que quer, iluminada pela Verdade e pelo Amor. Nada tem a ver com boa intenção,
com a qual, no dizer popular, “está calçado o inferno”.
_________________________
*1 Pérolas literárias (contos e crônicas), de Antonio F. Rodrigues, publicado por Petit Editora.
*2 Espiritualidade
Ecumênica — Leia mais sobre o assunto no capítulo “Apocalipse e Poder
de Deus”, do best-seller As Profecias sem Mistério, de Paiva Netto, e
também “Quanto à Abrangência do Templo da Boa Vontade”, publicada no segundo
volume das Espirituais da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo,
página 277.
*3 Pedagogia do Afeto e
Pedagogia do Cidadão Ecumênico — Segmentos da proposta pedagógica
criada por Paiva Netto, que propõe um modelo novo de aprendizado, aliando Razão
e Sentimento. Essa linha educacional é aplicada com sucesso na rede de ensino e
nos programas socioeducacionais desenvolvidos pela Legião da Boa Vontade, no
Brasil e no exterior. Ambos “fundamentam-se
nos valores oriundos do Amor Fraterno, trazido à Terra por diversos luminares,
destacadamente Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista”, conforme
afirma o educador Paiva Netto. Na Pedagogia do Afeto, o enfoque é sobre as
crianças de até 10 anos de idade, unindo sentimento ao desenvolvimento
cognitivo dos pequeninos, de forma que carinho e afeto permeiem todo o
conhecimento e os ambientes de suas vidas, incluído o escolar. Na continuidade
do processo de aprendizagem, a Pedagogia do Cidadão Ecumênico é direcionada à
educação de adolescentes e adultos, dispondo o indivíduo a viver a Cidadania
Ecumênica, firmada no exercício pleno da Solidariedade planetária. Tem como
bandeira o Novo Mandamento de Jesus: “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos
como meus discípulos. Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus
amigos” (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35 e 15:13). Para a
aplicação da proposta pedagógica da LBV, foi desenvolvida uma metodologia
própria: o MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e
Intuitiva). Trata-se de uma ferramenta de aprendizagem facilitadora do imenso
desafio de formar cidadãos mais fraternos, o que de nenhuma maneira significa
dizer desprovidos de senso crítico ou despreparados para enfrentar um mundo de
riscos e reveses, consoante pondera o educador Paiva Netto. A razão de embasar
o ensino em valores éticos e espirituais está associada diretamente ao
princípio socioeducacional da LBV de valorizar a integralidade do ser humano,
pois contempla não apenas sua aptidão intelectual, mas a potencialidade
interior, que vem do seu Espírito eterno.
José
de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário