Translate

quinta-feira, 19 de junho de 2014

No feriado, 90 mil carros devem movimentar tráfego; veja o que abre e fecha

Agentes da PRF farão operação para combater o álcool ao volante e o excesso de velocidade
 Correio Braziliense
Publicação: 19/06/2014 06:03 Atualização:

Com o feriado de Corpus Christi hoje e o jogo do Brasil contra a seleção de Camarões no Mané Garrincha, às 17h de segunda-feira, alguns brasilienses ganharam um descanso prolongado de até cinco dias. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) manda um aviso a quem pretende aproveitar o recesso para viajar. O movimento nas rodovias que cortam Brasília será atípico entre hoje e segunda-feira, por conta, principalmente, do Mundial, e o risco de acidentes, maior. A expectativa é que 90 mil veículos transitem tanto para deixar o DF, quanto para visitar a região. Com um efetivo 40% maior, agentes da corporação farão operação para combater o álcool ao volante e o excesso de velocidade.

Inspetor responsável pela comunicação da PRF no DF e Entorno, Daniel Bonfim explica que haverá radares móveis em pontos estratégicos e todos os carros da corporação vão estar equipados com bafômetros. O agente poderá submeter qualquer motorista parado nos postos ou às margens das BRs ao teste de alcoolemia. “É dever dos motoristas respeitarem os limites de velocidade da via e não beberem antes de dirigir. Os condutores também devem evitar ultrapassagens irregulares. Temos atendido muitos acidentes causados por falta de atenção. Esse fator, somado ao álcool e à velocidade, pode ser fatal”, observa.
Bonfim recomenda que motoristas revisem o carro antes de pegar a estrada, para garantir a “segurança e o sucesso da viagem”. “A pessoa deve verificar a parte elétrica, os pneus e freios, a documentação, e os equipamentos obrigatórios. Na segunda, divulgaremos um balanço das prisões, multas e acidentes no fim de semana.”

Para quem fica
Com o Mundial, a programação do feriado de Corpus Christi de 2014 mudou. A celebração religiosa ocorrerá entre a Catedral Metropolitana de Brasília e o primeiro edifício da Esplanada dos Ministérios, por conta do jogo entre Colômbia e Costa do Marfim, às 13h de hoje. A Arquidiocese de Brasília comunicou que as paróquias estão autorizadas a fazerem procissões próprias. Na Esplanada, a celebração, com o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha e o bispo auxiliar, dom Marcony, começa às 17h.

O comércio varejista do DF funcionará no feriado, assim como o Zoológico, a Água Mineral e o Jardim Botânico. De acordo com Maria das Dores de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia, o clima será ameno nos cinco dias de recesso. “Nesta época do ano, há aumento da umidade do ar, por conta de massas de ar frio que passam pela região. Não haverá chuva. Só frio, à noite e de madrugada. A temperatura para quinta-feira vai variar entre 13° e 26°”, informa.

Confira o que abre e o que fecha no feriado
Jardim Botânico, Zoo e Água Mineral — O Parque Nacional de Brasília, o Jardim Botânico e a Fundação Jardim Zoológico funcionarão normalmente. O primeiro das 8h às 16h; o segundo, das 8h às 17h; e o último, das 9h às 17h.

Eixão do Lazer — Ficará restrito à Asa Norte por conta do jogo no Estádio Nacional.

Saúde — Emergências de hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vão atender em regime de plantão. Ambulatórios, Clínicas da Família, centros e postos de Saúde não abrirão.
Hemocentro — Não vai funcionar hoje. Abrirá normalmente amanhã e sábado, das 7h às 18h.

Metrô — Opera em escala especial para atender os usuários durante o jogo. Quatro horas antes e três horas depois da disputa, a Companhia do Metroviário do Distrito Federal colocará 24 trens em circulação entre as estações Central e Águas Claras.

Ônibus —As linhas especiais para o Mané Garrincha vão funcionar normalmente. Haverá reforço nos ônibus que levarão passageiros para o Taguaparque e Pistão Norte, em Taguatinga.
Os demais trajetos seguem a tabela de domingo, com menos veículos disponíveis para a população.

Shoppings — Vão abrir as portas das 14h às 20h. As praças de alimentação funcionam das 10h às 22h.

Na Hora e agências de atendimento da Receita Federal — Não funcionam hoje nem amanhã. Reabrem na segunda-feira.

Bancos — Fechados hoje e com expediente normal amanhã.

CEB e Caesb — A Companhia Energética de Brasília e a Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília vão atender pelos telefones 116 (CEB) e 115 (Caesb). As empresas manterão as atividades essenciais de manutenção e de operação em escala de plantão.

Delegacias — Os plantões das delegacias de polícia funcionarão normalmente. Haverá reforço na 1ª DP (Asa Sul), 2ª DP (Asa Norte), 5ª DP (área central de Brasília), 12ª DP (Taguatinga Centro), Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA I e II) e Delegacia de Atendimento à Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário