Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Árvores que ameaçavam prédios na quadra 205 Sul são cortadas

Iniciativa divide a opinião de brasilienses
 Correio Braziliense
Publicação: 21/04/2014 07:05 Atualização:

As raízes dos pés de ficcus se tornaram uma ameaça às tubulações da rede de esgoto e à estrutura dos prédios (Breno Fortes/CB/D.A Press)
As raízes dos pés de ficcus se tornaram uma ameaça às tubulações da rede de esgoto e à estrutura dos prédios
A paisagem da 205 Sul foi completamente modificada. Os ficcus (Ficus benjamina), que ornamentavam a área verde e garantiam sombra para os moradores, foram cortados. No total, foram oito plantas. Elas ameaçavam a estrutura dos prédios e comprometiam os passeios. Apesar de a iniciativa dividir a opinião das pessoas que vivem no local, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) não tinha outra opção, pois as raízes penetraram na rede de esgoto e danificaram as tubulações. No Sudoeste, o órgão interveio para retirar uma planta na CSW 5, pelos mesmos motivos.
A professora Maria de Lourdes Boaventura, 53 anos, moradora da 205 Sul reprovou e ainda não se acostumou com o novo cenário. As árvores foram retiradas há uma semana. “Achei péssimo isso. Eram tão bonitas e estávamos acostumados com a visão. Minha netinha, Lice, adorava quando eu passeava com ela por lá”, comentou a professora.

As árvores faziam parte do paisagismo de uma padaria da quadra. A proprietária do estabelecimento, Marion Vendrami, disse que ficou triste com a retirada das árvores. Mas ela reconheceu que a ação foi necessária pelo risco que os ficcus representavam para os estabelecimentos comerciais “Infelizmente, a raiz delas estava oferecendo perigos ao bloco. Os pisos foram se quebrando e estufando e o prédio apresentou diversas rachaduras por causas pelas árvores”, comentou Marion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário