Reclamações passaram de 26 mil em 2015. Responsável pela área diz que servidores não tratam as informações como um bem precioso
postado em 11/01/2016 08:40 - Correio Braziliense
O Hospital Regional do Gama tem falhas no atendimento também por receber muitos pacientes do Entorno |
Segunda-feira é o dia líder em reclamações. O atendimento ruim ambulatoriais e de pronto-socorro despontam como as principais queixas (veja Ranking das reclamações). O Hospital de Base (HBDF) e o Hospital Regional do Gama (HRG) são as unidades que mais recebem críticas — comumente, esses endereços recebem pacientes em busca de atendimentos de pronto-socorro, ortopedia, clínica médica e politraumas. “São especialidades que a população mais procura. No caso do Base, o hospital é referência, por isso, a demanda é alta”, explica a ouvidora-geral da saúde, Denize Bomfim. No recorte, Plano Piloto e Gamas são as regiões administrativas que mais registram reivindicações. As denúncias presenciais aumentaram 233% em dois anos. Passaram de uma média de 18 por mês, em 2014, para cerca de 60 em 2015.
O próprio Executivo local elencou gargalos que sufocam os atendimentos: deficit de servidores, desabastecimento de insumos, ausência de informações gerenciais, entre outros. “Quando ligam, há um descontentamento enorme. Muitas vezes, as orientações poderiam ser dadas no hospital, o que não ocorre. Falta transparência. As informações não são tratadas pelos servidores como um bem precioso. Isso dificulta a solução das demandas no tempo correto”, comenta a ouvidora.
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