Translate

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Secretaria de Saúde admite endemia de superbactéria no DF

Quatro pessoas já morreram infectadas com organismos resistentes a antibióticos.

 postado em 05/06/2015 17:13 / atualizado em 05/06/2015 17:21 Correio Braziliense

A Secretaria de Saúde confirmou uma endemia de superbactérias na rede pública do DF. Segundo a pasta, na segunda-feira (8/5) será anunciado um plano de enfrentamento contra a superbactérias. São quatro hospitais atingidos até agora e mais de 35 pacientes infectados. Ao todo quatro pessoas já morreram com organismos multirresistentes a antibióticos. A pasta não descarta o aumento de casos no DF, seja na rede pública ou privada.

Segundo a infectologista do GDF, Maria de Lourdes Lopes, o foco agora é coibir a proliferação para unidades que ainda não apresentaram superbactérias. "Vamos tomar medidas em relação à limpeza dos hospitais e o tratamento dos infectados", disse sem revelar detalhes do plano de ação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cobrou explicações do GDF sobre as providências que serão tomadas para conter o avanço das bactérias resistentes à antibióticos. 

Apenas em 2015 já foram detectados 84 pacientes contaminados com superbactérias. Porém os casos dos últimos dias ainda não foram contabilizados pela Secretaria de Saúde. 

O último caso foi identificado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Sobradinho. A idosa de 83 anos está com KPC e foi transferida hoje pela manhã para o hospital regional da cidade. Segundo familiares, a mulher está isolada em um leito da enfermaria. 

As superbactérias presentes na rede hospitalar do DF são: KPC, Enterococo e Acinetobactor. Os hospitais atingidos são os de Taguatinga, Guará, Santa Maria e Sobradinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário