Translate

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Governo inicia emissão de passaportes brasileiros com validade de 10 anos

De acordo com o Ministério da Justiça, o país também passa a fazer parte do Diretório de Chaves Públicas da Organização Internacional da Aviação Civil, o que vai agilizar a verificação de autenticidade dos documentos.

 postado em 10/07/2015 12:25 / atualizado em 10/07/2015 13:37 - Correio Braziliense

O novo passaporte comum brasileiro foi lançado nesta sexta-feira (10/7), em Brasília pela Polícia Federal (PF) e a Casa da Moeda do Brasil (CMB). O documento terá agora validade de 10 anos. Com isso, novos itens de segurança foram implementados para evitar fraudes. O sistema brasileiro de emissão de passaportes também passou por adaptações e terá nova certificação digital. O Ministério da Justiça informou que o valor da taxa de emissão do novo passaporte passa de R$ 157,05 para R$ 257,25, um reajuste de 64,8%.

A capa deixa de ter o brasão da República e ganha uma estilização da bandeira do Brasil, com as estrelas que compõem o cruzeiro do sul. Houve alteração também na imagem invisível fluorescente. Sob uma luz UV, tornam-se aparentes o Selo Nacional da República e o número da página correspondente, que não é mais estático. Essa variação da posição dos números dificulta a falsificação. Já no chip, onde são gravados os dados biográficos e as informações biométricas do portador, foram usados algoritmos sofisticados com um nível elevado de segurança para os próximos 10 anos. 

Segundo o ministro da Justiça, o novo passaporte trará mais segurança e comodidade para os brasileiros que viajam para outros países. “Seguimos um padrão internacional e a cada dia mais brasileiros viajam para outros países. O novo documento possui uma série de mecanismos que trazem mais segurança nas informações e no uso do passaporte”, explicou.

O ministro interino das Relações Exteriores Sérgio Danese, que participou de cerimônia de lançamento no Ministério da Justiça, nesta sexta-feira, 10, ponderou que haverá uma defasagem na emissão das novas cadernetas em representações consulares do governo brasileiro no exterior por questões de logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário