Translate

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Programe-se: 2015 será o ano dos feriados prolongados

Feriados são ótimos para os trabalhadores e para a indústria do turismo, mas os comerciantes reclamam

Juliana Contaifer - Correio Braziliense

Publicação: 03/11/2014 09:26 Atualização: 03/11/2014 09:46
O próximo ano promete para quem gosta de feriadão. Apenas uma data comemorativa cai no fim de semana, novamente a Proclamação da República, 15 de novembro. Os feriados com dias fixos de 2015 ocorrem, na maioria, nas segundas ou nas sextas-feiras. Os demais feriados, como 1º de janeiro, Tiradentes e Corpus Christi caem em terças ou quintas-feiras. Só considerando essas datas, serão três dias enforcados, sem levar em conta a segunda-feira de carnaval, e outros 10 dias sem trabalho com paradas prolongadas ao longo do ano.

Os feriados são ótimos para os trabalhadores e para a indústria do turismo, mas os comerciantes reclamam.O porta-voz do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Kleber Sampaio, conta que muitos lojistas têm manifestado preocupação com os feriados prolongados do ano que vem. “Na próxima quintafeira, a diretoria vai se reunir para analisar o calendário do próximo ano, mas só decidimos em quais feriados as lojas funcionam em uma convenção coletiva que ocorre em 1º de maio. Se essa quantidade de feriados for mesmo confirmada, o comércio certamente será prejudicado”, afirma.

Segundo o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, o ano de 2015 vai ser complicado para as vendas. “A perspectiva da economia já não é boa, as elevações dos preços, juros e a inflação já vão impactar o comércio. A grande quantidade de feriados diminui ainda mais o crescimento”, acredita Adelmir.

O problema é que, com os feriados, parte da população viaja e, por isso, as vendas no DF caem. Santana antecipa que está sendo discutido um projeto que passa esses feriados para as segundas ou as sextas-feiras, acabando com os dias enforcados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário