Translate

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cirurgia bariátrica pode evitar o mal de Alzheimer, indica pesquisa

Especialistas acreditam que a redução do estômago, e consequentemente a de peso, pode diminuir os riscos da doença

Publicação: 11/11/2014 09:24 Atualização: 11/11/2014 09:34


Além de trazer benefícios à saúde física de obesos, a cirurgia bariátrica melhora a atividade neural desses pacientes. É o que indica um experimento conduzido por cientistas da Universidade de São Paulo (USP). Eles analisaram a cognição de obesas antes e depois da intervenção cirúrgica e notaram a ocorrência de atividade mental mais saudável após a cirurgia. Os especialistas também acreditam que a redução do estômago, e consequentemente a de peso, pode diminuir os riscos de Alzheimer.

“Vários trabalhos na literatura já demonstraram que obesidade na vida adulta aumenta as chances de o indivíduo ter Alzheimer quando idoso. Além disso, obesos têm pior performance cognitiva em qualquer idade”, explica Cintia Cercato, endocrinologista da USP e autora principal do estudo que foi publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

Segundo Cercato, o efeito da cirurgia nesse processo é pouco estudo. “Existiam trabalhos que indicavam a melhora de memória após o procedimento cirúrgico, mas nenhum havia avaliado o metabolismo cerebral depois da perda de peso”, destaca. Por meio de exame de neuroimagem, foi avaliada a função cerebral de mulheres severamente obesas e com peso normal. Eles foram submetidas a tomografia e a análise de escâner antes da redução do estômago e seis meses depois.

Ao medir a função neural antes da cirurgia, os pesquisadores notaram que as participantes obesas tinham taxas maiores de metabolismo em determinadas áreas do cérebro, como a parte do giro cíngulado posterior — ligada a memórias e ao surgimento do Alzheimer. Após a perda de peso, não houve mais evidência dessa atividade cerebral exacerbada. “Elas estavam iguais às magras do ponto de vista cognitivo”, explica Cercato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário