Translate

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Fórum do TJDFT no Guará começa a funcionar plenamente nesta terça-feira

A região, que tem cerca de 100 mil habitantes, fazia parte da Circunscrição Judiciária de Brasília,

 postado em 10/02/2015 06:00
 Bernardo Bittar / Correio Braziliense

Fórum do Guará funcionava com apenas dois juizados, ainda que tenha capacidade para seis
Começa a funcionar plenamente a Circunscrição Judiciária do Guará do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) nesta terça-feira (10/2). Inaugurado no começo do mês, o local operava com apenas dois juizados — um cível e um criminal —, mesmo com capacidade para seis. Atendendo à população local, estimada em 100 mil habitantes, o Fórum Desembargadora Maria Thereza de Andrade Braga Haynes começa a responder integralmente pelas questões de Justiça envolvendo moradores do Guará. Antes, a região fazia parte da Circunscrição Judiciária de Brasília.
Presidente do TJDFT:
"Fortaleceremos a
 Justiça do Guará
 com mais desempenho"
O Fórum foi criado pela resolução 15, de 4 de novembro de 2014, do Tribunal Pleno de Justiça do DF e dos Territórios. Segundo o presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, a grande vantagem será a proximidade entre a Justiça e a população local. “Com esse legado, as pessoas vêem a importância do Judiciário e se sentem mais protegidas. Assim, com acesso próximo à Justiça, todos são estimulados a contribuir com a ordem”, disse o magistrado.

No local, estão funcionando as varas cíveis de Família e de Órfãos e Sucessões, a Vara Criminal e do Tribunal do Juri, o 1º Juizado Especial Cível e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, o 2º Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Famíliar Contra a Mulher, sob gestão da juíza Oriana Piske de Azevedo Barbosa, diretora do Fórum regional. “A criação deste espaço ocorreu por vontade dos três poderes. Fortaleceremos a Justiça do Guará com mais desempenho”, explicou o desembargador.

Com a instalação das varas, as ações judiciais passam a ser atendidas pelo Fórum do Guará, que passa a atuar com as demandas da cidade. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, filho de um juiz, disse que o momento é importante para o Governo e para a Justiça. “Contribuí para a contratação de todos os servidores que estão trabalhando aqui com um projeto no Senado. O Fórum local é um avanço de grande importância”, garantiu. Catorze juízes, somados os titulares e os substitutos, trabalharão no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário