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segunda-feira, 5 de maio de 2014

Balão do aeroporto será reaberto hoje, após obras de R$ 54 milhões

Governo inaugura passagem subterrânea do balão Sarah Kubitschek, que leva ao terminal JK. Entre os beneficiados, estão os moradores do Park Way e do Núcleo Bandeirante
 Correio Braziliense
Publicação: 05/05/2014 06:00 Atualização:

Passagem sob o balão facilitará o acesso ao Aeroporto JK (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
Passagem sob o balão facilitará o acesso ao Aeroporto JK
Não à toa, um dos cartões-postais de Brasília, o balão do aeroporto significava, muitas vezes, transtorno e engarrafamentos longos para motoristas. É que, por lá, passam mais cerca de 80 mil veículos por dia, rumo ao Lago Sul, ao aeroporto, ao Plano Piloto, ao Park Way ou à saída sul. Com objetivo de melhorar esse fluxo, será inaugurada, hoje, a passagem subterrânea do Balão Sarah Kubitschek, na DF-047. O túnel, segundo o governo, tem 700m de extensão, sendo que 300m são de área coberta. A solenidade, prevista para a manhã de hoje, deverá contar com a participação do governador Agnelo Queiroz e do vice-governador, Tadeu Filippelli.
Com um custo total de R$ 54 milhões, as obras incluem duas vias marginais no trecho do balão até o aeroporto, separando o trânsito local das vias expressas, além do túnel do balão e a restauração do asfalto de todo o trecho. Ainda segundo informações do governo, houve economia de R$ 45 milhões, já que o orçamento inicial da obra era de R$ 98 milhões.

Durante o fim de semana, vários jardineiros se aglomeraram no local para plantar flores, palmeiras e árvores que darão novamente vida ao cartão-postal da cidade. “A ideia é refazer o balão como era antigamente, com os canteiros floridos. Ao todo, serão 120 mil mudas plantadas, entre flores e arbustos”, explica Rômulo Ervilha, chefe do Departamento de Parques e Jardins da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Ervilha explicou que o projeto paisagístico implantado custou de R$ 1,1 milhão e inclui 250 palmeiras — inclusive no entorno do balão— e 47 árvores, como ipês e flamboyants. A irrigação será feita por meio de poço artesiano e, nos canteiros, com caminhão-pipa. “O balão, que sempre existiu, vai continuar existindo. Com o túnel, será um alívio para os motoristas, sobretudo para quem viaja muito”, comenta.

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