Translate

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Regularização, Infraestrutura, Esgoto, Água Potável, Trânsito.

     Nesta quinta-feira estive na Administração Regional de Vicente Pires, conversando com o administrador, Senhor Glênio José, que fez um balanço das atividades nesses primeiros sessenta dias de governo, com boas notícias para nós moradores. Confira.

Da direita para a esquerda, segunda pessoa(Glênio)

Administrador: Vou fazer um resumo desses 70 dias que estou como administrador de Vicente Pires.
Nós sabemos que Vicente Pires é uma cidade carente de tudo. É uma cidade que foi feita de trás para frente, em qualquer lugar do País ou do mundo que se vai fazer uma cidade, um bairro, primeiro se faz o projeto urbanístico, o estudo ambiental, para depois habitar. A nossa cidade nasceu de trás para frente, primeiro nós habitamos, fizemos as nossas casas, fizemos as nossas ruas de acordo com a nossa conveniência, para depois fazer os estudos citados.

Para sair a primeira licença, a ambiental, e o projeto urbanístico, levou-se dez anos. Se não fosse a força da comunidade, o empenho da comunidade, de uma associação forte que nós temos que é a Arvips, isso não teria acontecido, porque o governo é lento e moroso, então hoje com esses estudos em mãos, o governo já pode fazer as obras que realmente Vicente Pires precisa.

Nós precisamos implantar as vias da cidade, porque nós não temos ruas, temos aqui estradas, tudo aqui era área rural como você mesmo conhece, e na área rural você não tem rua, você tem estrada, são vias longas, mal sinalizadas, vias feitas pela comunidade mesmo, da forma que se podia fazer. Daqui pra a frente o governo poderá fazer os investimentos necessários em nossa cidade, só que sabemos que não é de um dia para outro, eu costumo dizer que antes do governo Agnelo, nós não tínhamos nem um túnel e nem uma luz no fundo dele, hoje nesta gestão, nós temos um túnel e um holofote lá no fundo, mostrando os caminhos que nós devemos seguir. Portanto, com essas licenças em mãos, o governo poderá fazer as obras de infraestrutura, como eu disse anteriormente, porém nós temos um processo que é moroso, temos que passar um processo de licitação, primeiro foi feita uma audiência pública, o governador conseguiu cerca de R$ 500.000.000,00 (Quinhentos milhões de reais) de verba do PAC para investir em Vicente Pires, a comunidade não precisa ter a preocupação de que esse dinheiro seja destinado para outra região, que não vai, será investido todo aqui.

Tem os tramites legais para tudo isso acontecer, mas quais são? Primeiro a licença ambiental, depois o projeto urbanístico aprovado e também o projeto de drenagem das águas pluviais que é o principal para a nossa cidade, sem águas pluviais não podemos fazer a pavimentação, abrir as avenidas, as ruas, duplicar as ruas, agora já pode. Só que, não acontece da noite para o dia, demanda tempo, burocracia, uma licitação, por exemplo, demora no mínimo cento e vinte dias para ficar pronta, quando está tudo certo, quando não tem impecílio algum, judicial por exemplo. O que está definido é que Vicente Pires terá essas obras, só não posso afirmar quando.


Temos solicitado a Nova Cap obras emergenciais, que são as obras de drenagem da rua três, da rua oito, seis e quatro, porque são de urgência, são locais que levam altos riscos aos moradores. Nesta sexta-feira 09, inclusive o Dr. Erinaldo da Nova Cap, virá para tratarmos desses pontos, são anos e anos de luta do povo de Vicente Pires, não é de agora, são muitos anos, daí eu dizer que hoje nós temos um túnel com um holofote no fundo.

Blog: O que a Administração Regional de Vicente Pires tem feito e pode fazer ainda por esta cidade?

Resposta: Falando de Administração Regional de Vicente Pires, o que ela pode fazer? O que o Glênio José pode fazer por esta cidade? Nós sabemos que os problemas são inúmeros, porque a cidade aconteceu de trás para frente, como eu lhe disse, quando acontece dessa forma, os problemas só tendem a aumentar. Nós já fizemos gestão na Caesb com relação ao esgoto. Têm muitas pessoas que por falta de conhecimento, estão utilizando a rede indevidamente, e a rede não pode ser utilizada ainda, então estamos pedindo a Caesb para verificar, tampar estas redes clandestinas, primeiro porque o uso indevido é crime ambiental, a pessoa pode ser presa sem direito a fiança, segundo, é uma falta de respeito com os demais moradores que estão aguardando o momento certo para a ligação do esgoto. A Caesb nos garantiu que até o mês de dezembro começará a fazer as ligações, e isso será uma maravilha.

Estamos colocando em prática outras ações. Uma delas é com relação à instalação de água aos moradores de APP (Área de Proteção Permanente), nós sabemos que há em torno de duas mil famílias que não tem água potável em suas casas, nós já concluímos os estudos, falta enviar ao Grupar e ao Ibram, estes órgãos aprovarem, para que logo, logo, seja ligada a água potável para estas famílias, o que será uma grande vitória da comunidade, desse governo também,  porque anteriormente, a decisão era que estas famílias teriam que ser retiradas, e hoje estamos consolidando a permanência delas, só sairá mesmo quem estiver em área de risco.

Blog: Devido ao aumento da população local, por consequência um aumento de veículos circulando, temos enfrentado problemas de trânsito, o que tem de projeto nesse sentido?

Resposta: Com relação ao trânsito de nossa cidade, já fizemos várias gestões juntos aos órgãos competentes, Detran, DER, para a melhora do tráfego de nossa cidade. Conseguimos junto aos doutores, Fauzer e Maurílio do DER, obras de melhorias da entrada do Vicente Pires. Estas obras já estão acontecendo e vão facilitar o acesso dos moradores, teremos um acesso por cima do viaduto, que é a entrada da Rua 4; será colocado um semáforo ali; a Rua três ficará mão única até ao fundo do Big Box, e a Rua que desce até a Estácio Pescaria, terá mão única descendo naquele trecho, isso será provisório até que seja feita a duplicação da Rua três e melhoria do tráfego viário. O recurso do PAC é justamente para a realização de todas essas obras citadas. Enquanto isso não acontece, estamos fazendo algumas obras paliativas, já pedimos para que seja feito um estudo das nossas vias, nas quais iremos colocar algumas rotatórias a fim de melhorar o fluxo de trânsito no Vicente Pires, não ficaremos mais aguardando pelo o Detran, a administração está tomando as providências, porém como tenho dito, é um processo moroso, tem que ser feito estudos, eles contemplarão a instalação de quebra-molas, faixa de pedestres, rotatórias, então, logo, logo a administração fará este trabalho por conta própria. Iremos asfaltar a Rua dezenove na Vila São José, há anos as pessoas vêm sofrendo por falta de pavimentação. Faremos, também, parte das águas pluviais na Vila São José na Rua oito próximo ao posto de Polícia. Ainda na Vila São José, estamos aumentando o estacionamento em frente às borracharias que atraem um fluxo muito grande de carros, o que tem causado acidentes envolvendo caminhões. Estamos fazendo, também, uma obra no córrego Samambaia para proteger algumas famílias que moram na área, suas casas estão em risco de desmoronamento, já aconteceu a licitação e a empresa vencedora dará início às obras, provavelmente já na semana que vem. Outra obra é a cobertura da quadra de esportes da Escola Classe número 01, uma reivindicação antiga dos professores e alunos que frequentam a mesma. Uma série de atitudes que tivemos nesses pouco mais de sessenta dias, vai gerar um resultado enorme para a comunidade futuramente, isso que é importante, eu sempre digo, eu sou administrador de formação, mas estou administrador, primeiro eu sou da comunidade, sou Vice Presidente da Associação Comunitária de Vicente Pires e estou administrador, enquanto estiver na função, quero dar o melhor de mim.

Blog: Recapitulando, quem vem de Taguatinga sentido Plano Piloto e for entrar para o Vicente Pires, poderá seguir direto para a Rua três?

Resposta: Exatamente! Quem vem pela marginal sul, de Taguatinga para o Plano Piloto, poderá passar embaixo do viaduto e seguir direto para a Rua três.

Blog: A interdição deste acesso à noite já não acontece mais?

Resposta: Fizemos uma solicitação junto ao DER, o órgão atendeu liberando a via para nós. Não possuímos uma entrada digna para o Vicente Pires, precisamos promover isso, uma entrada bonita, que atenda a necessidade do povo.

Blog: O senhor pode mencionar aonde teremos essas rotatórias?

Resposta: Está sendo feito um estudo. A empresa contratada é a número um que está fazendo o projeto urbanístico e tem nos passado os resultados. Inclusive, acabei de falar com o nosso engenheiro para saber se os mapas já estão prontos, para sabermos quais serão as localidades. Alguns pontos eu já posso citar, na Rua cinco teremos, pelo menos, duas rotatórias, uma no cruzamento da Rua dez com a cinco, na oito com a cinco, na oito com a sete, na dez com a sete e em frente à administração também. Óbvio que a empresa está fazendo o estudo para viabilizar, não somente as rotatórias como, também, as faixas de pedestres, otimizar os quebra molas, fazendo dentro do padrão, inclusive sinalizados. Pode demorar um pouco, porém vai acontecer e será uma ação direta da administração.

Blog: Deixo este espaço para que o Senhor faça um convite para que todos compareçam na 5ª Conferência das Cidades, com abertura nesta sexta-feira 09, para expressarem sobre o que querem para Vicente Pires.

Resposta: Com certeza é um bom momento para a comunidade, convido a todos para que participem, porque muitas vezes as pessoas reclamam, porém não conhecem o projeto, é importante conhece-lo, saber das dificuldades que às vezes a administração pública tem na execução dos projetos, porque uma coisa é a pressa que nós temos outra coisa a pressa do poder público, que é lento devido à burocracia que infelizmente tempos que passar por ela.

Blog: Agradeço ao Senhor pela entrevista e desejo boa sorte nesta empreitada como administrador do Vicente Pires.

Resposta: Eu que agradeço Osvaldo, estamos aqui com as portas abertas, convido a comunidade mais uma vez para participar, tendo alguma dúvida pode nos procurar, estaremos prontos para ouvir a comunidade. Se as pessoas quiserem marcar uma reunião, eu irei aos condomínios para discutir a nossa cidade também. Estou sempre aberto à discussão em prol da nossa cidade.

Blog: Obrigado mais uma vez administrador, e espero você morador do Vicente Pires, na abertura da 5ª Conferência Distrital das Cidades.
Até breve!

Osvaldo Júnior
61-8139-7390
vianajuniores@gmail.com


Rua 03 Chegando no Viaduto Israel Pinheio
                                                               
Abertura de saída para Rua 03
                                                             
Abertura de saída para Rua 03
                                                               
Nova saída do Viaduto Israel Pinheiro para Rua 03
                                                               
Rua 05 próximo ao cruzamento com a 08
                                                                       
Cruzamento das Ruas 05 e 08
                                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário