Translate

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Meio Ambiente e Resíduos Sólidos

     Hoje, com início as 12h30 no Centro Cultural Taguaparque em Taguatinga, aconteceu a reunião preparatória para a 4ª Conferência Distrital de Meio Ambiente.

    Você irá conferir a entrevista concedida a este blog, pelo Sub-Secretário dos Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, Professor Paulo Celso.

Professor Paulo Celso.

Professor: Essa reunião segue todas as diretrizes da Conferência Nacional de Meio Ambiente. Então este ano de 2013, a conferência está discutindo resíduos sólidos somente, e tem quatro eixos temáticos. 1º. Produção e consumo sustentáveis; 2º. Redução de impactos ambientais;
3º. Geração de emprego, trabalho e renda; 4º. Educação ambiental;

Nós incluímos um quinto eixo temático, que o de gestão consorciada de resíduos porque acabamos de implantar e instalar um consórcio de resíduos sólidos no DF, conjuntamente com os municípios da RIDI - GO (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico,) o objetivo é podermos discutir esta ideia junto a comunidade, que a sociedade traga insumos, como: Sugestão e crítica para melhora da política, e ao final do ano, além de levarmos nossa contribuição para a conferência nacional,  também termos insumos para o plano de resíduos de solo local.

Blog: Em setembro teremos uma conferência distrital e regional?

Professor: Nos dias 12, 13 e 14 de setembro vai ter a conferência distrital e regional, são simultâneas, do DF com os municípios da RIDI (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico) municípios goianos, e do dia 23 à 27 de outubro, teremos a conferência nacional.

Blog: Pude observar que o senhor falou muito no lixão da estrutural, é hoje a maior preocupação, existe um maior esforço no sentido de fechá-lo?

Professor: O lixão é uma questão crucial, nós temos o maior lixão em operação da América Latina, e para agravar a situação, nós somos a capital da república da sexta economia do mundo, então temos que fechar o lixão. Claro que não é uma tarefa simples, é uma tarefa complexa que envolve várias ações, uma, por exemplo, é no mínimo o aterro sanitário na região, outra, você ter áreas para fazer a reciclagem dos resíduos da construção civil, e possuir locais adequados, centrais de triagem para as cooperativas de catadores realizarem os seus serviços.

Blog: Em nome da comunidade do Vicente Pires, pergunto ao senhor, de que forma nós podemos colaborar?


Professor: A gestão do resíduo é local, a geração é local, e a gestão quanto mais próxima da geração, mais barata ela será, porque se torna mais inteligente. Com isso a população pode trazer ideias para melhorar o sistema, o SLU (Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal) está licitando a coleta seletiva, então melhorar este serviço na sua região, ver se potencializam a destinação final para o material, como reutilização ou reciclagem, projeto de educação ambiental, tem várias formas de participar.

Blog: Agradeço a atenção do Professor Paulo Celso e desejo sucesso a todos os conferencistas.

Curta as fotos.

Osvaldo Júnior
61- 8139-7390
vianajuniores@gmail.com

 
Fachada do Centro Cultural Taguaparque 

Banner da Conferência.

Auditório do Centro Cultural Taguaparque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário