Translate

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Operação desarticula quadrilha que lesava clientes pela internet

Os 53 mandados são cumpridos no Distrito Federal, em São Paulo e em Goiás, sendo 35 de busca de apreensão, 10 de prisão temporária e oito de prisão preventiva. Dezesseis pessoas já foram presas

Publicação: 29/09/2014 12:06 Atualização: 29/09/2014 14:00

Uma megaoperação da Polícia Federal (PF) desarticula, nesta segunda-feira (29/9), uma organização criminosa suspeita de desviar pelo menos R$ 2 milhões em crimes de furto pela internet, no Distrito Federal, em São Paulo e em Goiás. A Operação IB2K cumpre, desde as primeiras horas, 35 mandados de busca de apreensão, 10 de prisão temporária e oito de prisão preventiva. Até o começo da tarde, 16 pessoas já haviam sido presas no DF e em GO. 

De acordo com informações da PF, a quadrilha agia oferecendo por e-mail serviços com desconto de até 60% para pagamento de boletos bancários e tributos como IPVA e IPTU. O grupo enviava mensagens eletrônicas às vítimas, com direcionamento para páginas falsas, onde as pessoas confiavam dados bancários e senhas, que eram copiadas. Com as informações, a quadrilha se passava por clientes em instituições bancárias e realizava os golpes.

De acordo com a Polícia Federal, com os altos valores desviados, a quadrilha mantinha uma vida de ostentação, com carros luxuosos, viagens e grandes festas, além da compra de armas e drogas.  Os presos responderão por furto mediante fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Belezas naturais e tranquilidade conquistam turistas em Rio Quente (GO)

Espaço dedicado a aves e mamíferos auxilia na aproximação do visitante com o meio ambiente
 Correio Braziliense

Publicação: 17/09/2014 09:57 Atualização:
A brasiliense Carol Menezes aproveitou a visita para conhecer o parque das aves: oportunidade de relaxar
A 310km da capital federal está Rio Quente (GO), um pequeno município no sul goiano, com um pouco mais de 4 mil habitantes. A cidade pode ser considerada pequena em extensão territorial, porém quando o assunto é receber bem, ela mostra sua grandiosidade.

Lá, estão um complexo de piscinas com águas quentes de correntes naturais e um parque aquático. O Rio Quente Resorts tem uma estrutura para quem pretende descansar, ter lazer, desfrutar de uma boa culinária sem deixar de lado a aventura na natureza , pois está situado no cerrado, um ecossistema que concentra 5% da fauna e flora mundiais e 23% do território brasileiro.

Nele, está em funcionamento, desde 1964, o Hotel Turismo, que passou por completa revitalização, desde o lobby até a estrutura dos apartamentos.Além disso, a butique e a recepção também tiveram intervenções. O lobby, por sua vez, foi integrado ao bar e às piscinas, que estão com novos revestimentos de pisos e pergolatos, o que aumenta a área de sombra. Esse foi o maior investimento desde a criação do complexo, há 50 anos.
A biomédica paulista Priscila Bazan foi à região com a família para descansar: "É um local para todas as idades"
A paulista Priscila Bazan, 38 anos, biomédica, passou um fim de semana na região com a família. “É muito moderno, bonito e aconchegante”, contou. Ela estava acompanhada do filho Pedro, 7 anos. “É um local para todas as idades. Tem atividades para as crianças e até a maioridade. A estrutura está completa”, elogiou Priscila.

Crianças que tomam antibiótico antes dos 2 anos correm risco de obesidade

Aumento do risco da obesidade variou entre 2% a 20%
 Correio Braziliense
Publicação: 29/09/2014 20:06 Atualização:

Washington - As crianças que são tratadas com antibióticos de amplo espectro antes dos dois anos de idade enfrentam um risco maior de desenvolver obesidade infantil, alertou um estudo americano publicado nesta segunda-feira.

A pesquisa, publicada no Jornal Pediatrics, da Associação Médica Americana (JAMA), é a mais recente a encontrar um vínculo entre problemas de peso e antibióticos, que podem acabar com as infecções bacterianas, mas também afetam a benéfica microflora intestinal, que coloniza os intestinos.

Especialistas do Hospital Infantil da Filadélfia analisaram dados de saúde de quase 65 mil crianças, tratadas em clínicas de cuidados primários, entre 2001 e 2013. As incluídas no estudo foram acompanhadas por cinco anos.

Mais de dois terços das crianças estudadas foram expostas a antibióticos antes dos dois anos. O aumento do risco da obesidade variou entre 2% a 20% e foi observado, particularmente, em crianças que tinham sido tratadas com antibióticos quatro ou mais vezes aos 2 anos de idade.

Estes antibióticos de amplo espectro, usados para combater uma série de bactérias, também estão relacionados com o risco de problemas de peso na infância.

"Nenhuma associação foi vista entre obesidade e antibióticos de espectro reduzido" destacou o estudo, que descreveu o uso de antibióticos de amplo espectro em crianças abaixo dos dois anos como um fator de uma criança vir a desenvolver obesidade.

O estudo recomendou que diretrizes de tratamento para doenças pediátricas comuns exijam limites no uso de antibióticos e a preferência por medicações de espectro reduzido.

A prescrição inadequada e o uso excessivo destes antibióticos de amplo espectro também foram relacionados com a emergência de cepas de bactérias resistentes a medicamentos.

Nos últimos anos, as autoridades sanitárias americanas têm exigido aos médicos que reduzam a prescrição de antibióticos e também têm tentado educar os pais de que os vírus comuns não podem ser curados com antibióticos.

"Este estudo dá uma outra razão sólida para considerar com mais cuidado as razões para os usos de antibióticos e evitá-los sempre que possível", afirmou Patricia Vuguin, endocrinologista pediátrica do Centro Médico Cohen en New Hyde Park, Nova York.

"Embora seja robusto, o estudo não foi capaz de considerar outras variáveis que contribuem para o risco de obesidade, inclusive dieta, prática de exercícios e histórico familiar de obesidade", acrescentou Vuguin, que não participou do estudo.

As descobertas garantiram que estudos futuros que poderiam levar em conta outros fatores que influenciam a flora intestinal, inclusive o uso de probióticos e amamentação, disse Molly Regelmann, professor assistente de pediatria da Escola de Medicina Icahn do hospital Monte Sinai, em Nova York.

Bancários de todo o país entram em greve a partir desta terça-feira (30/9)

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 12,5%, já os bancos oferecem 7,35%

Publicação: 29/09/2014 21:29 Atualização:

Bancários de todo o país entrarão em greve a partir de amanhã (30) por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a greve deve paralisar grande parte das 2.980 agências de base do sindicato, nesta terça-feira.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 12,5%, sendo 5,8% de aumento real. Eles também pedem valorização dos vales refeição e alimentação e melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas. Já os bancos propõem reajuste de 7,35%, com ganho real de 0,94%. Os bancários consideraram a proposta insuficiente e decidiram, por meio de assembleias, iniciar a greve.

Durante a paralisação, informou o sindicato, os caixas de autoatendimento continuam funcionando normalmente para atender o público bancário.

Em todo o país, segundo a entidade, há cerca de 512 mil bancários. Do total, 142 mil trabalham na capital paulista, Osasco e região metropolitana da capital paulista.

Inscrições para novos alunos da rede pública começam nesta quarta-feira

Procedimento deve ser feito pelo número 156 ou pelo site da Secretaria de Educação
 Correio Braziliense
Publicação: 29/09/2014 20:12 Atualização:

Começa nesta quarta-feira (1º/9) e vai até 23 de outubro o período de inscrições de novos estudantes de educação infantil, ensino fundamental e médio da rede pública de ensino para o ano letivo de 2015. O procedimento é feito pela Central Única de Atendimento Telefônico (156) ou pela internet, no sitewww.se.df.gov.br. O responsável, ao entrar em contato com a central, deve teclar a opção 2, informar o seu nome completo e o da criança, data de nascimento e, principalmente, o CEP da residência ou do trabalho para efetivar o cadastro. Não há escolha de unidade escolar. A vaga em que o estudante será contemplado é determinada conforme o CEP informado.

De 6 a 21 de outubro, as inscrições serão para os novos alunos com necessidades educacionais especiais. Os pais/responsáveis deverão procurar a Gerência Regional de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional, nas Coordenações Regionais de Ensino, para fazer o agendamento da triagem do seu filho, que será feito pela equipe pedagógica para adequação do atendimento que o aluno necessita.

De 24 a 31 de outubro, as inscrições são para novos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O procedimento também é feito pelo 156, opção 2. O diferencial é que, neste caso, o aluno escolhe o colégio em que deseja estudar. Os resultados serão divulgados em 17 de dezembro de 2014 e estarão disponíveis no site da Secretaria de Educação e nas Coordenações Regionais de Ensino

Para os estudantes devidamente matriculados na rede pública de ensino no ano letivo de 2014, todos os procedimentos internos ocorrem nas secretarias das unidades escolares. De 6 a 17 de outubro, acontecerá o remanejamento de alunos com necessidades especiais já matriculados nas escolas em 2014. No mesmo período, também será feita a renovação de matrícula para estudantes matriculados na rede pública de ensino neste ano.

Entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro ocorrerá o período de remanejamento escolar. De 24 a 26 de novembro, haverá captação de vagas para matrículas novas, após o processamento do remanejamento escolar.

Após falhas no sistema, Detran adia a fiscalização do pagamento de IPVA

Quem for pego com débitos durante a fiscalização, leva multa de R$ 191 e ganha sete pontos na habilitação

Publicação: 29/09/2014 20:52 Atualização:

A cobrança do pagamento de IPVA foi adiada para 16 de outubro, após o sistema do Detran apresentar falhas. Cerca de 650 mil veículos ainda não quitaram a parcela. Para ficar em dia, basta ir em qualquer unidade do Detran, pagar todas as taxas e as multas. Quem for pego com débitos durante a fiscalização, leva multa de R$ 191 e ganha sete pontos na habilitação.

Assista à reportagem da TV Brasília:Ir para a matéria assistir ao vídeo.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

TBV comemora seu 25º aniversário


No próximo dia 21 de outubro, o Templo da Boa Vontade (TBV) completa 25 anos, e as comemorações têm início a partir das 8h do dia 1º, com uma solenidade na Nave do monumento mais visitado de Brasília/DF, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

Durante todo o mês, várias atrações celebrarão a data. Na programação, estão incluídas apresentações culturais, espetáculos musicais, exposições artísticas e encontros ecumênicos. O ponto alto das comemorações ocorrerá em 8 de novembro (sábado), com a palavra fraterna do fundador do TBV, José de Paiva Netto.

Também chamado de Templo da Paz, desde que foi inaugurado, em 1989, o monumento é aberto a pessoas de todas as tradições espirituais e filosofias de vida existentes, inclusive as não religiosas e interessadas em usufruir de sua ambiência de tranquilidade e de seu ideal ecumênico.

Outro ponto que atrai visitantes ao local é a sua arquitetura: uma pirâmide de sete faces. Com 21 metros de altura, é apreciada de longe. E, de perto, ladeada por jardins acolhedores, é possível contemplar pontos de grande beleza estrutural e artística, tais como a Nave, a Sala Egípcia, o Salão Nobre, a Mandala, a Galeria de Arte e a Fonte Sagrada.

Por tudo isso, o Templo da Boa Vontade foi eleito pelo povo uma das Sete Maravilhas de Brasília. E, em um momento especial como o seu aniversário, milhares de peregrinos do Brasil e do mundo estarão na capital federal celebrando a existência do monumento que convida a todos para encontrar a Paz de Deus, abraçando a pluralidade que leva a esse objetivo, que é confortar e fortalecer os corações.

Para participar das comemorações do Jubileu de Prata do TBV (SGAS 915, Lotes 75/76, em Brasília/DF), basta inscrever-se nas caravanas por meio da Central de Atendimento ao Peregrino pelos telefones (61) 3114-1070 e 0300 10 07 940 (custo de ligação local mais impostos), ou, ainda, acessando o site www.tbv.com.br/blog.


Fraternalmente,


Gustavo Henrique Lima
Assessoria de Comunicação

Templo da Boa Vontade  www.tbv.com.br
(61) 3114-1046

Congresso de cardiologia deve reunir 12 mil profissionais em Brasília

O objetivo é debater e conhecer novas descobertas científicas, bem como o impacto do diagnóstico e do tratamento de doenças cardiovasculares

Publicação: 26/09/2014 13:59 Atualização:

Começa nesta sexta-feira (26/09) o 69º Congresso Brasileiro de Cardiologia, e de acordo com o governo do Distrito Federal, o evento prossegue até a próxima segunda-feira (29), com expectativa de reunir cerca de 12 mil profissionais de saúde.

O objetivo é debater e conhecer novas descobertas científicas, bem como o impacto do diagnóstico e do tratamento de doenças cardiovasculares. Além da presença de médicos brasileiros, foram convidados especialistas norte-americanos, europeus e sul-americanos.

Em 2013, a edição do evento ocorreu no Rio de Janeiro.

Bancários de todo o país podem entrar em greve na próxima semana

Para evitar a paralisação, a Federação Brasileira dos Bancos (Fenaban) convocou a categoria para novas negociações

Publicação: 26/09/2014 13:28 Atualização:

Insatisfeitos com o resultado das sete rodadas de negociações da campanha nacional deste ano, bancários de todo o país podem entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir de terça-feira (30/9). A posição foi tomada em assembleias gerais realizadas na noite de dessa quinta-feira (25/9).

Diante disso, a Federação Brasileira dos Bancos (Fenaban) encaminhou, na manhã de hoje (26/9), ofício à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) convocando a categoria para nova etapa de negociação neste sábado (27/9). Procurada pela Agência Brasil, a Fenaban ainda não tinha posicionamento sobre o assunto.

Para a Contraf, até agora, as respostas para a grande pauta de reivindicações não foram atendidas de maneira satisfatória. O reajuste salarial de 7%, em vez dos 12% propostos pela categoria, não é satisfatório, diz o presidente da confederação, Carlos Cordeiro. "Além do salário, discutimos com os bancos questões como a segurança no ambiente de trabalho e o fim das metas abusivas, e consideramos insuficientes as respostas às nossas reivindicações."

Os bancários fazem nova assembleia geral segunda-feira para discutir os rumos da possível greve e o resultado das negociações de amanhã.

Carro com 132 multas é apreendido pelo Detran-DF na Epia Norte

Correio Braziliense
Publicação: 26/09/2014 22:13 Atualização:
Um carro fabricado em 2010 e que circulava desde então sem pagar IPVA com 132 multas não pagas foi apreendido nesta-sexta-feira (26/09), pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). 

O veículo é um Ford Eco Sport e foi detido quando circulava pela Epia Norte. As multas foram avaliadas em aproximadamente R$ 10 mil. Somando todos os débitos, o total alcança os R$ 17 mil. O carro foi evado ao depósito do Detran na Asa Norte e somente será liberado ao proprietário mediante pagamento de todos a dívida.

Ouvidoria do TJDFT esclarece dúvidas de quem quiser emitir o Nada Consta

Emissão da certidão passou a ser responsabilidade do órgão em 19 de setembro
 Correio Braziliense
Publicação: 26/09/2014 14:48 Atualização: 26/09/2014 15:14

A Ouvidoria do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) vai atender e esclarecer as dúvidas de quem quiser emitir o Nada Consta a partir desta sexta-feira (26/9). A Central de Teleinformação da Ouvidoria do órgão responde pelos números 0800-61-4646 e 159.

Desde 19 de setembro deste ano, é o TJDFT o responsável por emitir as certidões, até então uma atribuição do Cartório de Distribuição Rui Barbosa. O serviço, agora, é gratuito e pode ser feito no site do Tribunal, www.tjdft.jus.br, onde se lê "Cetidão Nada Consta", das 9h às 19h dos dias úteis.

Também a partir de hoje, a diretoria do Fórum de Taguatinga passa a emitir o documento. É um posto de autoatendimento. Outra opção fora da internet é o NUCER, localizado na quadra 2, lotes 530/540 do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), de segunda a sexta, das 12h às 19h.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Prepare-se para celebrar os 25 anos do TBV

           Participe do maior encontro de Espiritualidade Ecumênica do Brasil e do mundo

Em 21 de outubro, o Templo da Boa Vontade (TBV) celebra seu Jubileu de Prata. O monumento mais visitado de Brasília/DF, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), prepara-se para recepcionar peregrinos com uma programação especial, que terá seu ponto alto no dia 8 de novembro (sábado).

Conhecido como a Pirâmide da Paz, o local fundado pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), José de Paiva Netto, foi aclamado uma das Sete Maravilhas de Brasília. Por singularizar o ideal do Ecumenismo sem restrições, confraternizando seres de todas as etnias, filosofias, credos religiosos e políticos, além de ateus e materialistas, interessados em um ambiente favorável à meditação e à busca pela Paz, o TBV é um monumento de notável beleza e se tornou referência de peregrinação ecumênica desde sua inauguração.

Tudo no projeto do TBV tem sua razão de ser, unida à proposta irrestritamente ecumênica nela evidenciada. Cada aspecto da obra foi estudado de forma meticulosa, transformando-a em um ponto de encontro da Espiritualidade Superior, da Cultura, da Arte, da Ecologia e da Medicina Científica e Espiritual — as quais estão harmonicamente dispostas para inspirar os mais nobres sentimentos. As medidas e proporções do monumento são ligadas ao número da perfeição, 7, e também ao número 1. Trata-se de uma pirâmide de sete faces, com 21 metros de altura e 28 de diâmetro. No seu pináculo encontra-se aquela que é considerada a maior pedra de cristal puro do mundo (aproximadamente 21 quilos).

Por ser um ícone do setor turístico, o aniversário do Templo da Boa Vontade foi incluído no calendário oficial de eventos da cidade. Durante o mês de outubro, atrações culturais celebram o Jubileu de Prata do monumento, com muita música, exposições e encontros ecumênicos, sob a égide de seu slogan “Uma Nova Aliança com Deus”.

Você já pode se preparar para esse momento, inscrevendo-se nas Caravanas da Boa Vontade. Informações pela Central de Atendimento ao Peregrino (CAP), pelos tels.: (61) 3114-1070 e 0300 10 07 940 (custo de ligação local mais impostos), ou pelo site www.tbv.com.br. O Templo da Boa Vontade está localizado no SGAS 915, Lotes 75 e 76 — Brasília/DF.

  
Fraternalmente,


Gustavo Henrique Lima
Assessoria de Comunicação

Templo da Boa Vontade  www.tbv.com.br
(61) 3114-1046

Doação de fígado em vida deve ser vista com cautela, diz médico

Segundo especialista, este é um procedimento mais complexo para o paciente e põe em risco uma segunda pessoa

Publicação: 24/09/2014 21:18 Atualização:

Apesar de o transplante de fígado poder ser feito com uma parte do órgão de um doador vivo, esse tipo de doação não é tido como primeira opção para o paciente. Isto porque, segundo Rafael Pecora, professor da disciplina de transplante de fígado e órgãos abdominais da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, este é um procedimento mais complexo para o paciente e põe em risco uma segunda pessoa.

Em 2013 foram feitos no Brasil 1.714 transplantes de fígado, dos quais 136 foram feitos com doador vivo. Pecora diz que mesmo a falta de órgãos de doadores mortos sendo um problema universal, o transplante com doador vivo deve ser visto com prudência.

”Você está expondo uma pessoa saudável a um procedimento cirúrgico”, diz o especialista. Depois da cirurgia, os principais riscos para os doadores é apresentar sangramento, embolia pulmonar e complicações relacionadas ao corte cirúrgico. Segundo o professor, a situação mais comum é o pai doar uma parte do órgão para o filho.

Tendo este cenário, o número de centros habilitados para fazer a cirurgia com doador vivo é menor que a feita com órgão de doador morto. Mesmo assim, nos centros onde há as duas possibilidades, Pecara diz que o paciente é informado da alternativa de encontrar um doador vivo para que ele possa calcular os riscos, pois os resultados para quem precisa do órgão geralmente são semelhantes nos dois tipos de recepção.

Na avaliação de Pecora, as políticas públicas do setor devem continuar estimulando as famílias a doarem os órgãos dos parentes mortos. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, 56% das famílias entrevistadas em situações de morte encefálica aceitam e autorizam a retirada de órgãos para a doação. A pasta lançou hoje campanha para aumentar esse número.

Chinês que teve parte do crânio reconstruído por impressora 3D se recupera

Hu teve o crânio esmagado depois de cair do terceiro andar da casa dele
 Correio Braziliense
Publicação: 24/09/2014 13:48 Atualização: 24/09/2014 13:59
O fazendeiro chinês identificado apenas pelo sobrenome Hu se recupera bem após a cirurgia de reconstrução do crânio, com a implantação de uma tela de titânio criada com uma impressora 3D. O homem, de 46 anos, teve a cabeça deformada depois de um acidente há mais de um ano. As informações são da Reuters.

Hu teve o crânio esmagado depois de cair do terceiro andar da casa dele. Os médicos de Xian, na província de Shaanxi, usaram a mais recente tecnologia para imprimir a peça, que foi ligada aos ossos.

Esse tipo de procedimento vem sendo cada vez mais usado. O implante de Hu ocorre pouco depois da notícia de que médicos, em Pequim, foram capazes de inserir uma vértebra, também impressa nos moldes 3D, na espinha de um paciente de câncer, de 12 anos. A vértebra da criança havia sido totalmente destruída pelo tumor. Com o procedimento será possível que um novo osso cresça nele, segundo os médicos. Outros pacientes já tiveram mandíbulas, quadris e até mesmo pélvis reconstruídas por meio da tecnologia 3D.

As impressoras deste tipo funcionam de forma similar às de jato de tinta. Elas esguicham o material em uma camada de base, com um padrão particular. No entanto, ao contrário das impressoras comuns, a 3D define novas camadas, até que se forme um objeto físico. Atualmente, a tecnologia revolucionária é amplamente utilizada na indústria de automóveis.
Antes e depois da cirurgia


Pesquisadores criam nova técnica para teste de qualidade de alimentos

A técnica que agiliza a avaliação de produtos sem interferir nos critérios que garantem segurança aos consumidores Correio Braziliense


Publicação: 24/09/2014 11:05 Atualização: 24/09/2014 11:18
Belo Horizonte — Antes de chegar à mesa, os alimentos são submetidos a muitos processos. Desde etapas ligadas à própria fabricação do produto até procedimentos de qualidade e controle. A indústria precisa, por exemplo, atestar o sabor, o aroma, a textura, entre outros itens vendidos aos consumidores. É a análise sensorial — quando um funcionário experimenta o que está sendo fabricado — que cumpre esse papel. Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) propõem uma nova técnica. Segundo eles, ela é mais rápida, tem os mesmos resultados e pode, inclusive, melhorar o que chega às prateleiras dos supermercados.

Desenvolvido pela professora do programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV Valéria Paula Rodrigues Minim e a pós-doutoranda Rita de Cássia Navarro Silva, o método, chamado Perfil Descritivo Otimizado (PDO), possibilita identificar e quantificar a intensidade dos atributos de aparência, aroma, sabor e textura de alimentos. A professora conta que, depois de ministrar, em indústrias, várias cursos sobre como montar uma equipe sensorial, ela teve a ideia de elaborar uma nova metodologia. Há seis anos, deu o pontapé inicial para o PDO. Desde então, artigos foram publicados em cinco periódicos internacionais, entre eles o europeu Food Quality and Preference.

Segundo Minim, atualmente, os experimentadores são treinados por três meses. “Eles podem ser funcionários da empresa ou da região. O importante é que sejam consumidores em potencial para o produto”, diz. Durante o treinamento, o julgador tem que memorizar todas as características a serem avaliadas para poder analisar corretamente o alimento em questão. O método desenvolvido pela UFV propõe mudanças justamente no processo de treinamento.

Pesquisadores usam mosquito Aedes aegypti para combater a dengue

Pela primeira vez, a eficácia desses mosquitos será testada no Brasil
 Correio Braziliense
Publicação: 24/09/2014 10:02 Atualização: 24/09/2014 16:46

A ideia pode parecer estranha: usar o Aedes aegypti — mosquito transmissor da dengue — justamente para combater a doença tropical. Mas essa é a grande aposta de um grupo internacional de pesquisadores, incluindo o brasileiro Luciano Moreira, da Fundação Oswaldo Cruz. A estratégia consiste em inserir uma bactério no Aedes para que, uma vez infectado, ele se torne imune ao vírus. Soltas na natureza, ao acasalar com os machos, as fêmeas tratadas em laboratório vão produzir descendência incapaz de transmitir a dengue, mesmo se picar um humano contaminado.
Pela primeira vez, a eficácia desses mosquitos será testada no Brasil. Hoje, a equipe da Fiocruz lançará 10 mil Aedes aegypti na comunidade de Tubiacanga, Rio de Janeiro. Esses insetos carregam a bactéria Wolbachia, presente em 60% dos insetos existentes, de borboletas a pernilongos, e incapaz de infectar vertebrados. É o micro-organismo que impede a transmissão do vírus, uma descoberta feita em 2009, por um grupo de cientistas do qual Luciano Moreira faz parte. Os pesquisadores, pertencentes à iniciativa internacional Eliminar a Dengue, constataram que os insetos contaminados pela bactéria bloqueiam o vírus e transmitem essa característica à descendência.

"Uma das grandes vantagens é que o método é autossustentável", observa Moreira. Depois de liberados na atmosfera, os mosquitos passam a produzir, naturalmente, insetos imunes. Quando uma fêmea portadora da Wolbachia se acasala com um macho que também carrega a bactéria, toda a prole nasce com o micro-organismo. Isso também acontece quando o macho não é portador da Wolbachia, mas a fêmea, sim. Dessa forma, a expectativa dos cientistas é que, a partir de agora, surjam, naturalmente, Aedes aegypti incapazes de transmitir a dengue. Com o tempo, eles seriam a maioria na população dos mosquitos.

Em 2013, houve 1.476.917 notificações de dengue no Brasil, com 573 óbitos. Nos últimos 50 anos, a incidência mundial aumentou 30 vezes.

Governo estuda se fará leilão para complementar oferta de energia

Leilão seria para cobrir a necessidade de energia causada pela descontratação de cerca de 4,5 mil megawatts (MW) de distribuidoras, em 2015

Publicação: 24/09/2014 23:18 Atualização:

O governo vai discutir a possibilidade de realização de um leilão para cobrir a necessidade de energia causada pela descontratação de cerca de 4,5 mil megawatts (MW) de distribuidoras, em 2015. Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, haverá uma reunião ainda esta semana, no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, para analisar a questão.

O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, ratificou a informação e disse que a análise levará em consideração, entre outros fatores, a possibilidade de entrega de energia por usinas com renovação de concessões. “Na verdade, temos 4,7 mil MW médios. É muito. Só tem que ver como fazer". Pela legislação, hoje se faz o leilão por pelo menos um ano, e no caso teria que ser por seis meses para não haver a sobrecontratação de energia, explicou.

Para Tolmasquim, a avaliação vai depender da decisão das distribuidoras. "O que a gente tem que prever agora é como fazer isso, dado que tem as usinas que vão renovar a concessão. A distribuidora tem que fazer a previsão da carga para a gente fazer o leilão, e a distribuidora fica na dúvida entre fazer a previsão da carga, considerando as cotas das usinas que vão renovar a concessão, ou não considerando. Então, tem um elemento de incerteza para saber como viabilizar o leilão”, informou.

Segundo Tolmasquim, não há definição sobre fazer o leilão. “Eu diria que é uma tendência, mas não está decidido. O normal é que tenha, só se a gente tiver um problema muito grande é que a gente não vai fazer”, completou.

O presidente da EPE adiantou que se o certame ocorrer, deve ser no fim do ano. “A gente vai sentar. Tem uma reunião marcada para começar a discussão. É no ministério, não sei se amanhã (25) ou depois de amanhã (26)”, comentou, acrescentando que não será uma reunião decisiva. “Isso é o início de um processo, vão ter várias reuniões. Terá que haver simulação, análise jurídica para poder tomar a decisão”, destacou.

Empresa é condenada por acidente ocorrido em festa de casamento

Empresa terá de pagar indenização por danos morais aos autores, pois uma convidada da festa de casamento se machucou, quando a pista de vidro colocada sobre a piscina quebrou

Publicação: 24/09/2014 14:18 Atualização: 24/09/2014 14:58

A juíza do 6º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a empresa Festsom a pagar indenização por danos morais aos autores, pois uma convidada da festa de casamento se machucou, quando a pista de vidro colocada sobre a piscina quebrou, e ela sofreu cortes e lesões. A indenização foi fixada em R$ 17.050.

De acordo com o processo, os autores da ação contrataram a empresa Festsom para instalar uma pista de vidro sobre a piscina para a realização de festa de casamento, a qual quebrou durante o evento. Segundo informações dos autos, não havia um engenheiro habilitado responsável pela pista de vidro. Por outro lado, a empresa afirmou que o acidente se deu por culpa exclusiva da vítima, que teria utilizado, indevidamente, copo de vidro no espaço.

A magistrada decidiu que não pode ser aplicada a excludente por culpa de terceiro por impossibilidade técnica e decidiu que o dano moral deve ser ressarcido. Segundo entendimento da magistrada, o acidente de consumo, que culminou com a lesão à integridade física de um dos convidados, marcou negativamente a cerimônia de casamento dos autores. O momento que seria de rara felicidade foi maculado pelo acidente, vulnerando a dignidade dos consumidores e, assim, configurando o dano moral. Cabe recurso da sentença.

Informações do site do TJDFT

Depois da chuva desta quarta, Inmet prevê mais precipitações amanhã

Correio Braziliense
Publicação: 24/09/2014 19:12 Atualização: 24/09/2014 19:17

No fim da tarde de hoje, o Distrito Federal registrou chuvas isoladas. Em alguns locais, como Sudoeste, Eixo Monumental e Setor de Indústrias Gráficas (SIG), um leve chuvisco trouxe esperança para quem sonha com o fim da seca. A precipitação, porém, não se estendeu por muito tempo. No Lago Sul e na Ponte JK, nas proximidades do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a chuva chegou a ser forte por alguns minutos, exigindo mais cuidado dos motoristas.

O meteorologista do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), Hamílton Carvalho, explicou que esse tipo de precipitação é comum no meio de setembro. %u201CNessa época acontecem as primeiras chuvas, são pancadas em áreas isoladas, podem ser significativas em alguns locais e apenas um chuvisco em outros%u201D, explica. A previsão é de mais chuva para esta quinta-feira, mas o fim de semana, de acordo com o Inmet, será de sol.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Homem encontra larvas em salgado comprado em padaria de Vicente Pires

No vídeo, o cliente conta que comprou as esfirras de carne para o aniversário da filha de 3 anos

Publicação: 24/09/2014 20:13 Atualização: 24/09/2014 20:18
O salgado estava repleto de larvas e com sinais de mofo
Um morador de Vicente Pires comprou salgados para festas em uma padaria da região e se surpreendeu com várias larvas no alimento. Revoltado, Márcio Luiz Barbosa fez um vídeo e publicou na Facebook. Na gravação, ele conta que comprou esfirras de carne para o aniversário da filha de 3 anos na padaria Hollywood, localizada na rua 5. Segundo ele, a aparência dos salgados estava perfeita, mas quando abriu o alimento se deparou com várias larvas. 

A mesma padaria foi denunciada no último domingo (21/9), quando vendeu um pão pizza com larvas. O homem chegou a mastigar o alimento, que seria dividido com a filha. A ocorrência foi registrada na 21ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Sul. O dono do estabelecimento foi levado para a delegacia e teve que pagar fiança de R$ 5 mil para ser liberado.
Dessa vez, o Correio entrou em contato com a padaria, mas o dono não foi localizado para comentar o caso.