Translate

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Ex-catadora de material reciclável se torna dona de creche na Estrutural

Fonte: Correio Braziliense

Com a ajuda de voluntários e de doações, Maria de Jesus atende, desde 2011, crianças da cidade carente

Maria de Jesus, com crianças da Alecrim: "Esta creche é a minha vida"


A ex-catadora do Lixão da Estrutural Maria de Jesus Pereira de Sousa, 27 anos, transformou a vida de mulheres da cidade. Mãe de uma menina de 5 anos, teve de deixar o local de trabalho após uma série de problemas de saúde. Resolveu, então, usar a limitação em oportunidade. Em troca de doações, em 2011, começou a cuidar de filhos de amigos, de colegas e de vizinhos. De meia dúzia a algumas dezenas, hoje, ela e 30 voluntários se revezam para atender 120 meninos e meninas entre 2 e 6 anos na Creche Alecrim. As atividades começaram em um pequeno espaço de alvenaria. Agora, conta com cozinha e quarto separado para bebês e crianças maiores. Funciona na Quadra 1 do Setor Leste da Estrutural.

A história da creche começa com Maria de Jesus e a filha. A menina tinha 2 anos, e a mãe não tinha com quem deixá-la. Precisou levar a garota para o Lixão durante 12 dias e 12 noites. Depois disso, Maria sofreu uma grave tendinite no braço esquerdo e precisou interromper o serviço de catadora. “Eu perdi 5% do movimento do braço esquerdo. Tive de parar. Decidi, então, que daria mais oportunidade a outros catadores. Foi quando comecei a ficar com as filhas de minhas vizinhas e amigas. Não cobrava. Hoje, cuidamos de mais de 100 crianças”, conta.

Elas ficam na Alecrim em período integral, das 8h às 17h. Os voluntários se revezam por turnos. Em um quarto pequeno, fechado com grade, fica o berçário. No térreo, há um segundo quarto, para a hora da soneca dos mais velhos, além de um pátio, usado para recreação. “Os cuidadores chegam às 6h40 para preparar o espaço e a refeição. Elas (as crianças) entram às 8h. Fazemos uma oração, servimos o café da manhã e, depois, é o horário de ler histórias. Tem um tempo para brincadeiras, em seguida, é a hora da higiene, do almoço, de escovar os dentes e de tirar um cochilo. Esta creche é a minha vida. Não consigo me imaginar sem ela”, diz Maria de Jesus.

Ajude
Os interessados em contribuir com a Creche Alecrim podem entrar em contato direto com Maria de Jesus pelo número 9575-0755. A lista de necessidades é extensa, e o espaço precisa de itens de higiene e de limpeza, alimentos e até auxílio financeiro para pagar o aluguel, a água e a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário