Translate

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Pensar “2015 e além”

Paiva Netto!
É imprescindível que aprendamos a vislumbrar de forma equilibrada os fatos lá na frente. Se assim não fizermos, o prejuízo, espiritual ou material, pode nos surpreender depois. Seja no que diz respeito às questões individuais ou às do interesse das comunidades.
Um ponto importante, que costumo ressaltar à minha equipe de trabalho, pode ser resumido a uma frase. Aliás, já até comentei aqui com vocês em outra oportunidade: administrar é chegar antes. 
Instrutivas lições sobre fazer um bom planejamento ou prever com acerto as consequências futuras de nossas escolhas encontram-se também no Evangelho de Jesus, o Cristo Ecumênico, isto é, universal. Por exemplo, o Divino Estadista, de forma didática, nos relatos de Lucas, 14:28 a 30, ajuíza: “Qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar”.
Portanto, é sob essa consciência e rogando a iluminação de Deus que pautamos as contribuições que levamos à ONU. Agora mesmo esse organismo internacional está convidando sociedade civil e ativistas de todo o mundo para pensar “2015 e além”. Entre os dias 27 e 29 de agosto, ocorrerá a 65ª Conferência Anual de ONGs do Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas, em sua sede, em Nova York/EUA.
O encontro pretende redigir uma “Agenda de Ação” que mobilize as negociações das metas de desenvolvimento pós-2015. A sociedade civil, redes internacionais e ativistas discutirão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que substituirão os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cujo prazo é 2015, e um novo acordo climático que tomará o lugar do Protocolo de Kyoto.
Nesse contexto, no dia 29, a Legião da Boa Vontade (LBV) coordenará um painel temático que refletirá e trará recomendações para cooperar na construção de políticas públicas internacionais. Debateremos o tema “Educando Cidadãos Sustentáveis — Melhores práticas do Brasil da Rio+20”.
Já confirmaram suas participações no dia, como palestrantes, a Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas; o psicólogo e psicanalista Joseph DeMeyer, copresidente do Comitê de ONGs sobre Educação e representante da Sociedade de Estudos Psicológicos para Assuntos Sociais (SPSSI), ambas nas Nações Unidas; a professora Suelí Periotto, doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico aplicadas na rede de ensino da LBV; e Sâmara Malaman, mestre em Educação Especial pela Kean University, que apresentará os resultados do programa educacional da LBV dos Estados Unidos “Estudantes de Boa Vontade pela Paz”, nas escolas públicas norte-americanas.
Ainda sobre o evento dessa semana, Danilo Parmegiani, representante da LBV na ONU, seguindo as diretrizes que temos alinhavado, destaca: “E se o progresso sustentável puder ser acelerado? Uma maneira de fazer isso é pelo caminho do empoderamento, da capacitação de cada indivíduo do planeta para agir como agente na formação de sociedades sustentáveis ​​e solidárias”.
Exato! E devemos priorizar o papel da Educação com Espiritualidade Ecumênica como solução transversal e essencial para cumprir toda a Agenda de Desenvolvimento Global da ONU. Desse modo, pensaremos “2015 e além” inspirados pelo Além, ou seja, o Céu, o Mundo Espiritual Superior, onde começa o governo da Terra.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Brasília tem segunda maior taxa de crescimento populacional entre capitais

Fonte: Correio Braziliense

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, o Distrito Federal é o quarto município mais populoso do Brasil, com 2,8 milhões de habitantes
A população do Distrito Federal cresce a uma velocidade que a administração pública não consegue acompanhar. Prova dessa equação desigual são as longas filas nos hospitais, os problemas no transporte público e na segurança. Atualmente, Brasília é o quarto município mais populoso do Brasil, com 2.852.372 habitantes, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as capitais, a cidade teve a segunda maior taxa de crescimento entre 2013 e 2014: 2,25%.

Quando se analisa a área metropolitana, a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF (Ride) ocupa o quinto lugar entre as mais populosas do país. Os 4.118.154 habitantes representam 2,03% do total. Em destaque na pesquisa, o DF ultrapassou municípios como Belo Horizonte e Fortaleza e se aproxima cada vez mais do terceiro colocado, Salvador. “A taxa de crescimento daqui é o dobro da nacional. No país, observamos uma desaceleração do fluxo migratório, em parte explicada pelas políticas de transferência de renda. Isso reduz a motivação da pessoas de migrar para um grande centro”, explica o presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), Júlio Miragaya.

No DF, o fluxo migratório continua alto devido à renda elevada dos habitantes. Esse cenário oferece oportunidades de trabalho de baixa qualificação ou para atuação como pequenos empreendedores. “Isso não acontece mais em algumas cidades, como São Paulo, por exemplo, que têm atividade econômica ancorada na indústria. Lá, a mecanização e a automação do setor têm gerado cada vez menos empregos, além de demandar mão de obra mais qualificada”, completa Miragaya.

Após madrugada mais quente do ano, temperatura máxima deve atingir 31,4°C

A umidade continuará baixa, com variação de 50% e 20%


A umidade continuará baixa, com variação de 50% e 20%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade abaixo de 30% pede estado de atenção. Neste período, é aconselhável beber bastante líquido e evitar a exposição ao sol das 10h às 16h.

Vítima de erro médico durante parto será indenizada pelo governo

Mulher se infeccionou com os restos de placenta que ficaram dentro dela após dar à luz no Hospital Regional de Taguatinga

Fonte: Correio Braziliense

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou o Governo do Distrito Federal (GDF) a indenizar em R$ 4 mil uma mulher vítima de infecção provocada por "restos de parto".

Em 9 de maio de 2014, Irlana Teixeira Oliveira entrou em trabalho de parto no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e recebeu alta no dia seguinte. Após chegar em casa, começou a sentir dores e febre e retornou ao hospital uma semana depois.

Constatou-se, então, que Irlana estava infeccionada por ter ficado com restos de placenta, resultado de negligência médica, dentro dela. Ela ainda diz que se submeteu à curetagem e ficou internada com a filha de oito dias, que se alimentava apenas de leite materno.

Filha de Charlie Chaplin, Geraldine passeia por Brasília com o Correio

Fonte: Correio Braziliense

Homenageada em festival que começou ontem, a atriz conheceu a cidade cujas fotografias marcam seu imaginário desde a adolescência




Quando completou 17 anos, Geraldine Chaplin foi para Londres passar um ano como au pair, um intercâmbio no qual se trabalha em troca de hospedagem. Foi recebida por uma família polonesa cujo chefe era fascinado por Brasília. Era 1961 e a capital brasileira não contava nem um ano de vida. “Ele devia ser um arquiteto ou algo assim. E me dizia: ‘você acha que é nova, mas nunca vai ser tão nova quanto Brasília. Você pode morrer nova, mas nunca tão nova quanto Brasília’”, conta a atriz, filha de Charlie Chaplin e convidada homenageada no 3º Brasília International Film Festival (BIFF), que teve início ontem à noite no Cine Brasília. “Todos os anos, no dia 21 de abril, eles faziam uma festa regada a vodca e samba em homenagem à cidade”.

A capital ficou grudada no imaginário da então garota. Naquele início de década de 1960, a utopia representada pela “loucura” de JK pautava muitas conversas, e as fotografias ajudaram Geraldine a construir uma imagem da cidade. Quando passeou pelo Palácio da Alvorada, pela Catedral e pelo Memorial JK, ontem à tarde, ela entendeu o fascínio do polonês e percebeu o próprio encanto moldado ao longo de anos. “É como Veneza. Você vê fotos, imagina e, um dia, vê de verdade. E é igual às fotos.”

Geraldine passeou pela capital na tarde de ontem com a equipe do Correio. Não se importou com o calor de 34ºC nem com a secura. “Adoro o calor, e Madri é muito mais quente no verão”, reparou. A atriz mora parte do ano na cidade espanhola, parte na Suíça. Na casa na Espanha que divide com o marido, o cineasta chileno Patricio Castillo, ao qual chama de Papito, cultiva uma palmeira dada de presente por Raul Castro e um pé de limões cubanos. O calor, portanto, é algo que o casal aprecia.



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Justiça barra lei que relaxa alvarás para quiosques, trailer e bancas

Segundo o órgão, o assunto é privativo para o governador do DF

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)  julgou inconstitucional a lei que liberaria a instalação de quiosques, trailers e bancas de revista sem precisar de alvará de construção.

De acordo com a Lei Distrital nº 5.235/2013, estariam dispensados de apresentar os documentos os estabelecimentos que estivessem construídos há mais de cinco anos. Para esses lugares, seria dispensada a apresentação de alvará de construção e carta de habite-se — documentos de permissão e conclusão da obra, respectivamente — para a obtenção do alvará de funcionamento.

A norma, de autoria da deputada distrital Eliana Pedrosa (PPS), envolve a administração de áreas públicas e uso e ocupação do solo, funções reservadas ao governador do DF, segundo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Com informações do TJDFT

Homem fica sem receber salário e vence ação contra banco


TJDFT conclui que houve exigências indevidas na hora da abertura da conta

Correio Braziliense

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) decretou multa de R$ 5 mil para um banco que fez exigências indevidas na abertura de conta do cliente, que, por conta disso, ficou sem receber salário.

Responsável pelo caso, a juíza Margareth Cristina Becker explica que "o dano moral é decorrência lógica da própria violação do direito da personalidade ou da prática do ato ilícito, sendo certo que a insegurança e a redução da capacidade econômica do consumidor, geradas pelo defeito do serviço prestado pelo réu, atingiu a integridade moral do autor".

A magistrada conclui e diz que "em face da ausência de informações adequadas, o réu deve responder pelo prejuízo causado ao autor, consistente na retenção indevida de seu salário, situação que retratou que o serviço bancário prestado foi defeituoso e suscitou riscos acima da expectativa razoável, deixando de garantir segurança financeira ao consumidor, inerente ao serviço contratado". 

Massa de ar quente e seca eleva temperaturas do DF, indica Inmet

Hoje, os termômetros devem atingir 30% e a umidade varia entre 65% e 20%


www.abelezadetodasascoisas.com.br
FONTE: Correio Brasiliense

A temperatura no Distrito Federal aumenta nesta quarta-feira (27/8). Durante a madrugada, os termômetros marcaram 17°C e devem chegar a 30°C, segundo O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o meteorologista Hamilton Carvalho, a elevação da temperatura se deve ao período de transição para a primavera, que só começa de fato em 23 de setembro. "Uma massa de ar quente e seca sobre a região central do Brasil causa baixa umidade e temperaturas altas", explicou Carvalho. 




terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sem previsão de chuva, Distrito Federal amanhece com céu claro

A umidade relativa do ar ainda permanece em estado de alerta, variando de 65% a 20%

Correio Braziliense

 
O dia começou com o céu claro nesta terça-feira (26/8). A temperatura mínima registrada na madrugada foi de 15º C e a máxima não deve passar dos 29º C. Durante o dia, o céu ainda pode ficar parcialmente nublado, com névoa seca, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apesar de uma frente fria na região Sudeste do país, não há a previsão de chuva, pelo menos pelos próximos quatro dias, para o Distrito Federal. A umidade relativa do ar deve variar de 65% a 20%.

Mudar de rotina demanda planejamento e disposição, dizem especialistas

O projeto precisa ter etapas e, sempre que possível, envolver outras pessoas

Correio Braziliense
 
Acordar, tomar banho, escolher a roupa, colocar a água para esquentar, tomar café, ir ao trabalho. Por mais que um dia seja diferente do outro, certos comportamentos se repetem. Às vezes, ficam tão naturais que são realizados inconscientemente. E, por mais que sejam práticos, podem ser tão difíceis de mudar que as pessoas abrem mão de uma boa atitude diária, como praticar exercícios físicos regularmente, por um hábito ruim, ver televisão em excesso, por exemplo. Mas há solução para a empreitada. Wendy Wood apresentou na convenção anual da Associação Americana de Psicologia, neste mês, os três princípios fundamentais a serem considerados nela: inviabilização de hábitos existentes, repetição e contexto.

O primeiro consiste em criar uma janela de oportunidade para atuar em novas intenções. Como a pesquisadora expõe, mudar de cidade ou de emprego leva a um cenário mais fácil para abalar a rotina porque altera fatores fortes do cotidiano, como os horários. Caso não seja possível fazer uma troca tão radical, Wood exemplifica que atos como não comprar alimentos gordurosos ou colocá-los em pontos de alcance mais difíceis podem ser um começo.

Repetição, o segundo princípio, é o mais básico, mas não o mais simples. De acordo com a psicóloga, leva-se de 15 a 254 dias para criar um hábito. Pode parecer desanimador, mas o terceiro princípio ajuda: um contexto. Trata-se do foco em uma sequência de atos que fazem sentido. Por exemplo, colocar o prato na cozinha todas as vezes que terminar uma refeição ou escovar os dentes logo após passar o fio dental.

Michelly Scanzi, 30 anos, precisou mudar os hábitos radicalmente e conta que não foi fácil. “Eu era totalmente das arte cênicas e tinha uma rotina bem caótica. Trabalhava em produção de teatro, além de ser atriz, viajava bastante e fazia muitas coisas.” Há um ano e meio, ela assumiu a rotina de concurseira para ingressar na área de segurança pública e diz motivar-se ao saber que poderá repensar a área escolhida enquanto policial. “Ir pelo dinheiro ou estabilidade torna a função muito vazia e desvaloriza o cargo.”

Formação com contornos de coração surpreende biólogos e estudiosos marinhos

O recife, que tem contornos do órgão humano em sua forma lúdica fica no Parque de Coroa Alta, em Santa Cruz Cabrália

Correio Braziliense


Marcus Celestino

O formato de coração do recife só foi notado durante mapeamento marinho da costa da Bahia

Belo Horizonte — Santa Cruz Cabrália ganhou notoriedade por ter sido a casa da seleção alemã de futebol, campeã do mundo na Copa realizada no Brasil. Localizada na Costa do Descobrimento, a cidade, porém, poderia estar no lugar de Porto Seguro nos livros de história. O jornalista e escritor gaúcho Eduardo Bueno, em sua obra A viagem do descobrimento, levanta a hipótese de os portugueses terem atracado na localidade ou na vizinha Prado, em vez do que se aprende no colégio. Permeada por toda essa mística, Cabrália ainda herdou da natureza uma belíssima formação de recifes, com contornos de um coração no complexo do Parque de Coroa Alta. O formato só foi descoberto recentemente pelo biólogo marinho e coordenador executivo do Projeto Coral Vivo, Gustavo Duarte, enquanto checava alguns mapas.

Os contornos lúdicos do coração — e não no formato bruto do órgão responsável por bombear sangue para todo o organismo — foram notados quando o biólogo fazia a avaliação de algumas imagens de satélite, relacionadas ao mapeamento físico dos recifes do Parque Municipal Marinho Coroa Alta. “Além de coordenador do projeto, atuo na pesquisa de como as mudanças climáticas afetam os corais. Estava, por acaso, dando uma revisada nos mapeamentos e percebi que havia esse recife com formato de coração. Como está voltado para o leste, estava de lado na imagem e dificultava um pouco a percepção”, comenta Duarte.

A formação está localizada especificamente na região dos Alagados, ao sul do complexo recifal citado. Nos paredões, o coral casca-de-jaca (Montastraea cavernosa) se faz presente em suas grandes colônias. Ademais, róseas algas calcárias cobrem as paredes quase verticais, e garoupas têm no local sua morada. “Diferentemente dos recifes brasileiros, ele é muito fundo e tem paredes retas. Parece ter sido cortado com uma forma de biscoitos, naquele formato específico”, brinca o pesquisador.
 

Endomicroscopia confocal é usada no diagnóstico de câncer no intestino


A técnica é capaz de obter imagens de alta resolução da camada mucosa do trato gastrointestinal (do esôfago ao reto)

Correio Braziliense

Silas Scalioni

Belo Horizonte — O intestino é formado por duas grandes regiões: uma parte mais fina, o delgado, relacionada à digestão e à absorção dos alimentos; e o grosso, responsável pela absorção da água, pelo armazenamento e pela eliminação dos resíduos da digestão. O câncer no intestino delgado é bastante raro. Porém, no grosso, ou cólon, a doença é bem mais frequente. Uma nova forma de diagnóstico e prevenção da doença. Trata-se da endomicroscopia confocal, capaz de obter imagens de alta resolução da camada mucosa do trato gastrointestinal (do esôfago ao reto).

A técnica baseia-se na iluminação da mucosa com um laser, que é absorvido por um agente fluorescente, sendo a luz depois refletida para a captura das imagens, que ficam mais nítidas e aumentadas. “Fazemos um exame em tempo real com a vantagem de a análise ser em nível celular, como num microscópio convencional. É uma técnica não invasiva que detecta com toda a segurança várias doenças”, afirma José Luis Paccos, endoscopista do Hospital Sírio Libanês. O exame é feito com o mesmo aparelho de endoscopia.

O médico ressalta que a técnica, ao atuar em nível celular, permite detecção bem mais precoce do câncer, evitando assim tratamentos mais pesados, como químio e radioterapia. Devido à ótima precisão, no caso de retirada de material para biópsia, consegue-se escolher com extrema capacidade apenas o que realmente precisa ser extraído, além de identificar também outras doenças inflamatórias. As principais contraindicações do exame são gravidez, asma, insuficiência renal e antecedentes de alergia aos produtos utilizados no procedimento.

Indiana cria desafio do balde de arroz para ajudar pessoas carentes

Em apenas três dias, mais de 20 mil pessoas de todo mundo curtiram a página do desafio no Facebook


Correio Braziliense

Participantes do desafio devem doar um balde arroz e postar uma foto ou um vídeo com a hashtag #RiceBucketChallenge
 
O objetivo do #RiceBucketChallenge (Desafio do balde arroz), proposto pela jornalista indiana Manju Latha Kalanidhi, é combater a fome de pessoas que precisam de ajuda. Quando soube do desafio do balde de gelo, Manju resolveu criar uma campanha que se adaptasse ao clima quente e seco da Índia, e ao mesmo tempo ajudasse as pessoas da comunidade.
No novo desafio, os que participantes devem doar um balde arroz para quem enfrenta dificuldades e postar uma foto ou um vídeo com a hashtag #RiceBucketChallenge, além de indicar amigos para continuarem a corrente. Em apenas três dias, mais de 20 mil pessoas de todo mundo curtiram a página do desafio no Facebook.

"É uma solução prática para os problemas na vizinhança. Em vez de desperdiçar água no desafio do balde de gelo, o #RiceBucketChallenge economiza água e alimenta os famintos", escreveu Manju Latha em sua página no Facebook.
 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Há 28 dias sem chuva, umidade deve chegar aos 15% nesta semana

Hoje, a umidade deve variar entre 65% e 20%

Correio Braziliense


Sem chuva há 28 dias, os brasilienses devem se preparar para dias mais secos. Hoje, a umidade deve variar entre 65% e 20%, mas nos próximos dias, a previsão é de que o indicador chegue aos 15%, configurando estado de alerta. O valor ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%. Ainda não há previsão de chuvas.

Hoje, o tempo deve ficar claro a parcialmente nublado com névoa seca, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura mínima registrada na madrugada foi de 13°C e a máxima pode chegar aos 30°C. Para os próximos dias, a previsão é que as temperaturas mínima e máxima se elevem.

Cursos abrirão mais de 6 mil vagas em setembro

Correio Braziliense


Portal MEC

O programa Inglês sem Fronteiras oferece 6.045 vagas em cursos presenciais de língua inglesa na edição de setembro próximo. As inscrições serão abertas no dia 2 e se estenderão até o dia 11. Os cursos serão realizados pelos núcleos de línguas (NucLi) das universidades federais credenciadas pelo programa. As aulas terão início em 22 de setembro.
Para concorrer às vagas, o candidato deve observar os requisitos:
• Ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como núcleos de línguas (NucLi).
• Ser estudante participante e ativo no curso My English, on-line, cuja inscrição tenha sido validada com até 48 horas de antecedência à inscrição no núcleo de línguas
• Ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso.
Para efeito de classificação, terão prioridade:
• Alunos de graduação de cursos das áreas do programa Ciência sem Fronteiras.
• Estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 600 pontos, incluindo a redação.
• Estudantes que tenham concluído até 80% da carga horária total do curso, com maior índice de rendimento acadêmico, conforme parâmetros da própria universidade.
• Bolsistas ou ex-bolsistas do programa Jovens Talentos para a Ciência de qualquer curso de graduação, com vínculo institucional.
A carga horária presencial é de quatro aulas de 60 minutos, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários definidos pela universidade credenciada. Os cursos terão a duração mínima de 16 e máxima de 64 horas, conforme a proposta pedagógica de cada NucLi.
Lançado pelo Ministério da Educação em dezembro de 2012, o programa Inglês sem Fronteiras tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros, bem como abrir oportunidades de acesso a instituições de ensino no exterior.
As regras para participação nos cursos constam do Edital nº 27, de 20 de agosto de 2014, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, publicado nesta sexta-feira, 22, no Diário Oficial da União. Mais informações na página do Inglês sem Fronteiras na internet. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no Sistema IsF.

Cientistas dos EUA concluem que leite com chocolate é ideal após treino

Segundo o estudo, a bebida é mais eficiente para a recuperação de atletas do que suplementos como o whey protein e os géis de carboidrato

Correio Braziliense


Bruna Sensêve

Shesman e Jonas treinam diariamente para maratonas. Segundo eles, o gel de carboidrato é essencial a partir do décimo quilômetro da corrida


Isotônicos, whey protein e géis de carboidrato. O bom atleta — amador ou profissional — sabe bem o significado dessas três substâncias usadas para turbinar o rendimento nas pistas de corrida, ciclovias e piscinas. A primeira repõe água, sais minerais e carboidratos perdidos durante a atividade física; a segunda recupera a fibra muscular e a última fornece e poupa energia. Todos produtos da indústria esportiva buscando aperfeiçoar o ganho promovido pelo exercício exaustivo. Porém, os resultados que saem de pesquisas científicas apontam em outra direção. Diferentemente do que seria imaginado, a indicação é de que, depois daquele treino pesado, nada melhor que um…copão de leite achocolatado!

Em esportes em que a norma são rotinas de prática intensa e que segundos ou mesmo décimos de segundo podem fazer uma grande diferença, a opção por um “alimento real” leva vantagem, garantem pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Apostar no leite com chocolate depois de um nado pesado, por exemplo, levou os atletas a um desempenho aprimorado em um segundo momento de prática no mesmo dia, de acordo com pesquisa apresentada em um dos principais congressos de medicina esportiva do mundo, a Conferência Anual do Colégio Americano de Medicina do Esporte, realizada na Flórida.

Nela, os cientistas liderados por Jael Stager compararam o rendimento de nadadores universitários após a ingestão de três tipos de bebida de recuperação: o isotônico, um líquido com carboidratos, mas sem calorias e o leite achocolatado. A surpresa ficou reservada ao resultado do experimento. “O leite achocolatado é uma bebida ideal de recuperação. É uma ‘comida de verdade’, tem a proporção certa de carboidratos para proteínas de que os atletas necessitam e é menos caro do que muitas alternativas”, compara Stager.

Jovens entre 20 e 29 anos são os que correm mais riscos ao volante

A faixa etária engloba pessoas pouco experientes na direção e frequentadores de festas com bebidas

Correio Braziliense
Thaís Paranhos

Nayara, 20, diz que sempre sai de carro para não correr o risco de pegar carona com alguém que bebeu


As principais vítimas da violência no trânsito são jovens entre 20 e 29 anos, tanto no Brasil quanto no Distrito Federal. Uma combinação de fatores, como inexperiência, imprudência e consumo de álcool, tornam esse grupo um dos mais vulneráveis às mortes no asfalto. Das 211 pessoas que perderam a vida nas vias do DF entre janeiro e junho de 2014, 26,5% (56) estavam dentro dessa faixa etária, segundo o Departamento de Trânsito (Detran). O número de homens mortos é três vezes maior do que o de mulheres — 161 contra 50 do sexo feminino. Durante todo o ano de 2012, foram 392 óbitos — 26,7% (105) entre jovens. Em 2013, o número chegou a 357 — 25,7% (92) entre 20 e 29 anos.

O comportamento de risco associado ao consumo de álcool por jovens paulistas foi explorado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo apontou que a irresponsabilidade pode começar antes da balada, pois 56% dos entrevistados disseram que já saem de casa com a intenção de ficarem embriagados. A pesquisa apontou também que 57% dos jovens já pegaram carona com alguém que bebeu antes de dirigir. O mais grave é que quase um terço dos jovens admitiu dirigir depois de ingerir bebida alcoólica.

Essa realidade, no entanto, não é exclusiva de São Paulo. No Distrito Federal, os jovens têm resistência em cumprir a Lei Seca, mesmo seis anos após a regra entrar em vigor. O universitário Pedro*, 22 anos, morador do Guará, admite assumir a direção depois de beber. “Brasília foi planejada para o carro. Se você não mora no Plano Piloto, fica difícil de se locomover porque o transporte público não funciona até tarde”, justifica. O estudante reconhece os riscos dessa atitude. “Sei que coloco a minha vida e a de outras pessoas em risco. Mas, quando bebo demais, deixo o carro em algum lugar. Tenho um limite”, completa.
 

Movimentação nas principais pistas do DF é intensa nesta segunda-feira

Há lentidão na saída de Santa Maria, pela BR-040

Correio Braziliense

 
O trânsito é bastante movimentado nesta manhã de segunda-feira (25/8). O excesso de veículos deixa lentidão em alguns pontos, mas não há registros de acidentes. As informações são da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros. Confira como está o tráfego nas principais pistas no sentido Plano Piloto:

Descida do Colorado: trânsito é bastante intenso, com mais movimentação na altura do balão do Colorado;

Epia Sul
: trânsito intenso, principalmente próximo às obras do BRT Sul;

BR-070
: trânsito pesado na saída da rodovia, no acesso à Estrutural e na altura da barragem;

Estrutural
: trânsito lento próximo ao viaduto Ayrton Senna, depois flui bem;

EPTG: tráfego intenso, principalmente nas saídas de Águas Claras e Vicente Pires;

BR-040
: trânsito pesado na saída de Santa Maria. Depois deste ponto flui bem até a chegada à Epia;

BR-060/EPNB
: motoristas seguem em trânsito intenso, com lentidão na altura do Riacho Fundo I e
próximo ao viaduto do Recanto das Emas, na altura do km 2;

ETPG
: trânsito lento da saída de Taguatinga até a Residência Oficial do Governador. Há retenção na altura da Epig, na altura do km 0;

Lago Sul
: trânsito bom, sem impedimentos;

Ponte do Bragueto
: movimentação intensa no sentido Asa Norte, mas sem complicações;

Ponte JK: trânsito bom nos dois sentidos;

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Diamantina (MG), cidade natal de JK, homenageia ex-presidente

Redação feita por estudante de 13 anos emociona filha do ex-presidente


Correio Braziliense


 
No próximo dia 12, o idealizador de Brasília completaria 112 anos

Em 7 de agosto de 1976, uma notícia tomou conta do país: Juscelino Kubitschek morreu em um acidente de trânsito. Desesperados, amigos e jornalistas se dirigiam até a Fazenda JK, em Luziânia (GO). O local, à época, não tinha telefone. O ex-presidente estava vivo e, em relação ao boato, dizia: “Estão querendo me matar, mas ainda não conseguiram”. Infelizmente, duas semanas depois, no fim da tarde de 22 de agosto, uma nova notícia da morte de JK voltou a circular. Desta vez, era verdade. E ocorreu poucos dias antes de ele completar 74 anos, em um trágico acidente no Km 165 da Via Dutra, quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro.

Passados 38 anos, Juscelino Kubitschek continua vivo na memória dos brasileiros. Prova disso foi o 1º Festival Cultural JK, realizado no mês passado, em Diamantina (MG), onde o idealizador de Brasília nasceu. O evento foi desenvolvido pela Casa de Juscelino, em parceria com a prefeitura do município.

 

Botox pode ser usado para conter avanço de câncer de estômago

Descoberta se baseia em estudos feitos em camundongos que estavam com a doença

Correio Braziliense
 France Presse

Washington - O uso do botox pode ir além da estética. Cientistas internacionais revelaram nesta quarta-feira 20/8) que também pode servir para conter o avanço do câncer, pelo menos temporariamente.

A descoberta, publicada na revista Science Translational Medicine, se baseia em estudos feitos em camundongos com câncer de estômago.

O estudo revelou que o botox pode bloquear sinais do nervo vago, que vai do cérebro ao abdômen, restringindo o crescimento de tumores como se fosse um procedimento cirúrgico. "Descobrimos que eliminado o efeito do nervo, as células-tronco no tumor do câncer são suprimidas, levando a um tratamento e prevenção do câncer", explicou o co-autor do estudo, Duan Chen, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega.
O botox funcionou quando injetado localmente no nervo vago, bloqueando a liberação de um neurotransmissor, a acetilcolina, que estimula o crescimento do tumor. Os cientistas estão agora realizando testes clínicos em pacientes com câncer no estômago na Noruega para provar sua eficácia em humanos.

Os estudiosos dizem que a técnica, embora não seja uma cura para o câncer, poderá estender a vida das pessoas com câncer no estômago inoperável ou pacientes que não respondem mais à quimioterapia.

O câncer de estômago é o quarto tipo mais comum de câncer no mundo e cerca de um quarto dos pacientes sobrevive mais de cinco anos após o diagnóstico.

Tratamento de pacientes com hemofilia no DF é referência para o Brasil

O Hemocentro alcançou a meta de 7,22 Unidades Internacionais per capita para o uso de fatores de coagulação, mais de duas vezes a meta fixada pelo Ministério da Saúde

Correio Braziliense


Maryna Lacerda

O acompanhamento de pacientes com coagulopatias, como as hemofilias, no Distrito Federal, tem sido referência para o país. Isso porque a distribuição dos fatores de coagulação, medicamento necessário para evitar as hemorragias comuns a quem tem o diagnóstico — pode ser feita em casa, medida que minimiza o desgaste físico e emocional dos portadores das doenças. Com isso, o Hemocentro do DF alcançou a meta de 7,22 Unidades Internacionais per capita para o uso dos fatores de coagulação, acima do mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 3 UI per capita. O índice se equipara ao de países como Irlanda, Reino Unido e Austrália, referências neste tratamento.

As hemofilias atingem principalmente as articulações do organismo do paciente, uma vez que qualquer movimento mais intenso é capaz de provocar sangramentos internos. Estes, por sua vez, podem evoluir para músculos, tecidos e, até mesmo, cérebro. Por isso, a redução dos impactos com deslocamento de quem depende dos fatores 8 e 9 é uma preocupação na assistência aos pacientes. Os atendimentos são feitos no ambulatório para coagulopatias congênitas do Hemocentro e, para ter acesso ao serviço, é preciso se cadastrar e se submeter a exames laboratoriais. Hoje, 359 usuários estão inscritos no programa e pelo menos 22 mil testes já foram realizados desde a implantação da unidade, em 2011.

Uma vez por mês, a equipe do ambulatório, formada por assistente social e enfermeiro, vão às residências dos cadastrados para levar os kits com as doses de fator de coagulação e os instrumentos para aplicação do remédio, como seringas descartáveis, material de higienização e recipiente para descarte. As cidades do DF estão dividas em quatro regiões, atendidas ao longo de uma semana, durante o período. As visitas são agendadas por telefone antecipadamente. Dessa forma, o controle das aplicações é feito por meio de uma planilha acompanhada pela equipe.

Estudo revela que macarrão instantâneo traz riscos para a saúde feminina

Pesquisa se concentrou na análise de dados de 10.711 adultos - mais da metade dos quais eram mulheres

Correio Braziliense

France Presse
 
Washington - Mulheres que comem macarrão instantâneo pelo menos duas vezes por semana correm um risco maior de desenvolver pressão alta, glicemia e colesterol elevados, alertaram cientistas americanos nesta quinta-feira (21/8).

O estudo se concentrou na análise de dados de 10.711 adultos - mais da metade dos quais eram mulheres - na Avaliação Nacional Coreana de Saúde e Nutrição. Cientistas da Universidade de Harvard descobriram um risco 68% maior de que mulheres - mas não os homens - venham a desenvolver a chamada síndrome metabólica ao comer macarrão instantâneo mais de duas vezes por semana.

A síndrome metabólica abrange um grupo de condições que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver doença cardíaca e diabetes e inclui o acúmulo de gordura na região abdominal. "O consumo de macarrão instantâneo foi associado com um aumento da prevalência de síndrome metabólica nas mulheres, independentemente de padrões dietéticos mais abrangentes", destacou o estudo, publicado no Journal of Nutrition.

Em outras palavras, não importa se as mulheres ingeriram uma dieta constituída predominantemente de arroz, peixe e vegetais ou uma dieta mais pesada, baseada em carnes e comidas fritas - se elas comeram macarrão instantâneo duas vezes por semana, corriam mais riscos de apresentar problemas de saúde.

Não ficou claro porque a condição afeta as mulheres e não os homens. Uma vez que os dados se basearam em avaliações, o cientista Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia em Harvard, cogitou as possibilidades de que as mulheres tenham dado informações mais precisas sobre suas dietas ou que elas sejam mais sensíveis aos efeitos de carboidratos, gorduras e sais.

Então, quanto é demais quando se trata de macarrão instantâneo? "Uma ou duas vezes por mês não é problema", afirmou Hu, citado pelo jornal The New York Times. "Mas algumas vezes por semana, realmente é", prosseguiu.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Prazo para solicitar voto em trânsito termina hoje

O voto em trânsito permite que o eleitor vá às urnas em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República

Agência Brasil
Publicação: 21/08/2014 09:30 Atualização: 21/08/2014 09:35

O prazo para o eleitor que pretende votar fora de sua cidade nos dias 5 e 26 de outubro, primeiro e segundo turno das eleições, fazer o pedido à Justiça Eleitoral termina nesta quinta-feira (21/8). O voto em trânsito permite que o eleitor vá às urnas em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República.

De acordo com balanço parcial divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Justiça Eleitoral já recebeu 48,7 mil pedidos de voto em trânsito para o primeiro turno e 45 mil para o segundo. A maioria dos pedidos foi feita em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Foram 14 mil e 13 mil para o primeiro e o segundo turnos, respectivamente.

Para estar apto a votar em outra cidade, o eleitor deverá procurar o Cartório Eleitoral, indicando onde estará no dia da votação. Para fazer o pedido, é preciso levar um documento oficial com foto. Após o cadastramento, o cidadão fica impedido de votar na seção de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo.

Ministério libera R$ 55,4 milhões para reestruturar hospitais universitário

Os serviços incluem a modernização de elevadores, a adequação de estruturas físicas já existentes e a aquisição de móveis e equipamentos médico-hospitalares

Agência Brasil
Publicação: 21/08/2014 10:05 Atualização:

Portarias do Ministério da Saúde publicadas nesta quinta-feira (21/8) no Diário Oficial da União disponibilizam um total de R$ 55,4 milhões para a reestruturação de hospitais universitários federais. A medida faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Os serviços incluem a modernização de elevadores, a adequação de estruturas físicas já existentes e a aquisição de móveis e equipamentos médico-hospitalares.

De acordo com a pasta, o Fundo Nacional de Saúde vai adotar as medidas necessárias para a descentralização orçamentária. A liberação dos recursos fica condicionada à comprovação, pelo hospital, da necessidade para pagamento imediato, de forma a não comprometer o fluxo de caixa do fundo.

O Rehuf, instituído em 2010, dispõe sobre o financiamento compartilhado dos hospitais universitários federais entre as áreas da educação e da saúde e disciplina o regime da pactuação com esses hospitais.

Outros recursos, na ordem de R$ 31,4 milhões, também foram empenhados este mês pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação, para a recuperar os hospitais vinculados às universidades federais.

As portarias entram em vigor nesta quinta-feira.

Desemprego sobe em três regiões metropolitanas de junho para julho

No Recife, a taxa subiu de 6,2% em junho para 6,6%, no Rio de Janeiro, o índice subiu de 3,2% para 3,6% e em Belo Horizonte passou de 3,9% para 4,1%

Agência Brasil
Publicação: 21/08/2014 10:02 Atualização:

A taxa de desemprego medida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subiu em três das quatro regiões metropolitanas do país, na passagem de junho para julho. No Recife, a taxa subiu de 6,2% em junho para 6,6% em julho, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (21/8) pelo IBGE.

Mais duas capitais com aumento da taxa de desemprego foram o Rio de Janeiro (cujo índice subiu de 3,2% para 3,6%) e Belo Horizonte (que passou de 3,9% para 4,1%). Apenas a região metropolitana de São Paulo teve queda na taxa, ao passar de 5,1% para 4,9%.

Na comparação com julho do ano passado, no entanto, houve queda no índice de desemprego nas quatro regiões metropolitanas.

Devido à greve dos servidores do IBGE, as taxas de desemprego de Salvador e Porto Alegre ainda não estão disponíveis, por isso, não é possível calcular a média nacional da PME (feita com base nas seis regiões metropolitanas).

Mulher é atacada por macaco-prego durante passeio na Água Mineral

A bancária Márcia Maitelli, 50 anos, foi mordida, anteontem, no braço direito por um macaco-prego (Cebus apella), na Água Mineral, enquanto lanchava com uma amiga, sentada em uma toalha de piquenique.

 Correio Braziliense.
Publicação: 21/08/2014 06:06 Atualização: 21/08/2014 08:53


A bancária Márcia Maitelli, 50 anos, foi mordida no braço direito por um macaco-prego (Cebus apella), na Água Mineral, enquanto lanchava com uma amiga, sentada em uma toalha de piquenique. Na última terça-feira (19/8), por volta das 11h30, as duas conversavam quando quatro animais da espécie se aproximaram. Um deles tentou levar a bolsa de Márcia. Ela, por instinto, puxou o objeto, quando foi atacada pelas costas por um deles, que a mordeu. Ao ouvir os gritos, alguns visitantes chegaram perto e os espantaram. Esse é a nona agressão de pessoas por algum tipo de bicho, desde janeiro. Até junho, o parque recebeu 112 mil usuários.

Uma das reclamações da bancária é sobre a falta de informações sobre os animais. Ela mora em Brasília há 20 anos, mas visitou o parque pela primeira vez no dia da ocorrência. “Eles se aproximaram da gente pelas árvores. No começo, achamos bonitinho, observamos. Acho que um deles procurava comida na minha bolsa. Eu me assustei com a agressividade deles quando puxei a bolsa”, diz. Imediatamente, um dos funcionários do parque atendeu Márcia e a levou para a enfermaria. Eles lavaram o ferimento e a encaminharam ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Na unidade de saúde, ela tomou quatro vacinas e precisará de mais cinco. “Ainda vou ficar mais cinco dias fazendo curativo. Meu maior medo é de contrair alguma doença”, diz.

Médico que cometeu injúria racial é condenado a pagar R$ 50 mil à vítima

Incidente ocorreu em um shopping da Asa Norte, em 2012, quando a funcionária de um cinema não deixou o homem furar a fila do estabelecimento

Correio Braziliense.
Isa Stacciarini

Publicação: 21/08/2014 08:29 Atualização:
As investigações revelaram que Heverton acumulava várias acusações por injúria, conforme publicou o Correio
O médico que em abril de 2012 protagonizou crime de injúria racial por agredir verbalmente uma funcionária de um cinema em um shopping da Asa Norte foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) a pagar R$ 50 mil à vítima. O valor, por danos morais, deve ser acrescido de juros e correção monetária. A decisão da juíza da 12ª Vara Cível de Brasília também determina que Heverton Octacílio de Campos Menezes deverá ressarcir Marina Serafim dos Reis, hoje com 28 anos, das despesas com advogados. A magistrada considerou que o agressor denegriu a imagem da vítima em público e causou-lhe constrangimento.

O crime aconteceu em 29 de abril de 2012, quando o médico Heverton Menezes, então com 62 anos, chegou à bilheteria do cinema atrasado para comprar o tíquete do filme Habemus Papam. Ele queria passar à frente das pessoas que estavam na fila. Diante da recusa da bilheteira Marina dos Reis, com 25 anos à época, o homem se irritou e agrediu verbalmente a moça. “Seu lugar não é aqui, lidando com gente. Você deveria estar na África, cuidando de orangotangos”, disse o médico. Quem estava no local se revoltou com os insultos. Eles acionaram os seguranças do centro comercial e o médico fugiu correndo.

Segundo a juíza, a forma com que o homem destratou a vítima demonstrou um sentimento de superioridade tanto em relação a cor da pele quanto pela condição social. A magistrada destaca também que a repercussão do caso na mídia mostrou o sentimento de indignação coletiva diante da conduta abusiva do médico. “Tal comportamento é altamente reprovável, notadamente nos dias de hoje, em que o ordenamento jurídico é visto à luz dos direitos humanos. (...) A proteção conferida à dignidade da autora, nesse sentido, encontra respaldo não somente no nosso ordenamento jurídico, mas também nos protocolos de direito internacional”, define.

Umidade relativa do ar deve chegar aos 20% nesta quinta, segundo Inmet

A temperatura mínima registrada foi de 16°C

 Correio Braziliense
Publicação: 21/08/2014 08:18 Atualização: 21/08/2014 09:00
A temperatura máxima pode chegar aos 28°C
O tempo deve continuar seco com céu claro a parcialmente nublado nesta quinta-feira (21/8). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura também não deve variar muito. De ontem para hoje, a temperatura na madrugada subiu 2°C. A mínima registrada foi de 16°C e a máxima pode chegar aos 28°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 65% e 20%.

De acordo com o Inmet, a temperatura deve continuar estável e o tempo seco. As primeiras chuvas só devem chegar no DF na segunda quinzena de setembro. Por enquanto, os brasilienses devem se prevenir da seca, evitando exposição ao sol das 10h às 16h e se hidratando.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Revista Encontro Brasília promove noite de gala para restaurantes

A publicação premia hoje os melhores restaurantes da cidade eleitos pelo voto popular e por um grupo de 50 jurados

Correio Braziliense


Para o chef Francisco Ansiliero, o reconhecimento estimula a evolução do trabalho

Acontece hoje a entrega do “Oscar da gastronomia” de Brasília. A festa da Encontro Gastrô — O Melhor da Cidade 2014 vai premiar os melhores estabelecimentos do ramo na capital, escolhidos pelo voto de 81 mil participantes pela internet e por um time de 50 jurados. O evento é uma extensão de um projeto que já acontece em Belo Horizonte há 12 anos, ininterruptamente, e que consolidou o anuário como a mais completa e importante publicação gastronômica de Minas Gerais. E em Brasília, a expectativa é repetir o sucesso não seja diferente.

No segundo ano de Encontro Gastrô, a participação popular e o engajamento dos profissionais envolvidos aumentaram consideravelmente e mostram que a população só ganha com iniciativas como esta. “Nossa preocupação é produzir um conteúdo que realmente faça a diferença e que acrescente na vida dos brasilienses e dos que passam por esta cidade. É este o maior mérito deste Encontro Gastrô: produzir matérias, guias, rankings com seriedade”, explica o diretor-geral da revista, André Lamounier.

Para ser mais democrática, a eleição é dividida em três grandes categorias: Lanches e Guloseimas (na qual estão em disputa o melhor Bufê de Festa, Cafeteria, Chocolateria, Confeitaria e Salgados, Padaria, Creperia, Sanduicheria, Sorveteria e Novidade do Ano); Diversão (disputando melhor Bar/Botequim, Pra Dançar, Pra Paquerar e Novidade do Ano) e Restaurantes. Na categoria Restaurantes, os prêmios são distribuídos em três subcategorias – Alta Gastronomia (com Bistrô, Carne/Parrilla, Carta de Vinhos, Cozinha Contemporânea, Francês, Italiano e Peixes/Frutos do Mar); Sabores Regionais (com Árabe, Brasileiro, Cozinha do Mundo, Japonês e Português); e ainda Boa Mesa (com Cozinha Light/Salada, Churrascaria, Feijoada, Pizzaria e Self-service).

Governo do DF convoca 1.714 pessoas para programa habitacional

Com novos contemplados, "Minha Casa Minha Vida/Morar Bem" chega a 114 mil famílias beneficiadas
Correio Braziliense


A Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) convocou nesta terça-feira (19/8) 1.714 habilitados pelo Minha Casa, Minha Vida/Morar Bem. A lista foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Do total dos convocados, 1.145 famílias são da Relação de Inscrição Individual (RII) e 569 são da Relação de Inscrições por Entidade (RIE), ou seja, com indicação de cooperativas.

Para a pessoa ser habilitada pelo programa, é preciso obedecer aos critérios como morar no DF pelo menos nos últimos cinco anos, nunca ter tido imóvel no DF, ter renda mensal de até R$ 8.688,00 e ser maior de 18 anos.

Para participar do programa é preciso estar inscrito no Novo Cadastro da Habitação — uma das ferramentas do programa Morar Bem. Ao todo, foram 375.960 candidatos inscritos, sendo 323.015 na RII e 52.945 na RIE.

Quarta-feira terá umidade de 20% e temperatura de até 28°C, informa Inmet


Ainda não há previsão de chuva para os próximos dias no Distrito Federal

Correio Braziliense


A umidade relativa do ar vai continuar baixa no Distrito Federal, nesta quarta-feira (20/8). A variação será de 70% a 20%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O céu terá névoa seca durante o dia.

Assim como nos dias anteriores, a temperatura máxima deve ficar em torno dos 28°C. Durante a madrugada, os termômetros marcaram 16°C. Segundo o Inmet, para os próximos dias, o tempo será semelhante ao de hoje, sem previsão de chuva.

CEB adia parte do reajuste na conta de energia elétrica para 2015

O reajuste é três vezes maior do que a inflação acumulada nos últimos 12 meses

Correio Braziliense
 Simone Kafruni
 
Os moradores do Distrito Federal pagarão, em média, 18,88% a mais pela energia elétrica a partir da semana que vem. Ontem, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Companhia Energética de Brasília (CEB), que atende 962 mil unidades consumidoras, a reajustar suas tarifas. Para os clientes de baixa renda, o aumento na conta de luz será de 18,08%. Indústrias conectadas em alta tensão serão majoradas em 19,9%. Na baixa tensão, que inclui consumidores residenciais, comerciais e rurais, a alta será de 18,38%. Os novos valores passam a valer em 26 de agosto.
 
 
Veja o infográfico

reajuste é três vezes maior do que a inflação acumulada nos últimos 12 meses, calculada em 6,5% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ainda assim, o aumento foi considerado baixo por especialistas do setor elétrico, uma vez que a agência reguladora tem concedido reajustes de 30%, em média, a outras distribuidoras em razão do preço cada vez mais alto para comprar energia, com a dependência da geração termelétricas e rombos bilionários no caixa das distribuidoras, expostas ao mercado de curto prazo.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, explicou que, para calcular o índice, é considerada a variação de custos que a empresa teve no ano. A conta inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e outros gastos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais. O índice estipulado pelo órgão é o máximo que pode ser praticado pelas distribuidoras, mas as empresas podem aplicar percentuais menores.

 
 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Exposição Coletiva ArtEMOVERE no TBV

A Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade e o Instituto de Meta-ArteDesing – IMAD, apresentam de 18 a 30 de agosto, a exposição coletiva “ArtEMOVERE” um convite à reflexão sobre a importância da arte para  formação do ser humano e sua evolução.

A mostra é composta por mais de 30 obras com técnicas variadas desenvolvidas pelos professores e alunos do curso Holopráxis em Artes Plásticas. A ideia é motivar e despertar as emoções através da arte. Entre os artistas estão Paulo Moluap, Rosana Barros, Thiago Gons, Léo Gonçalves, Rodrigo Dantas, Rosa Banuth, Wania Honda, Jai Abrantes e Karina Barros.

HOLOPRÁXIS - As palavras gregas Hólos e Praxis, significam respectivamente o Completo e a Prática. Do grego holos significa todo, inteiro, integral, totalidade, realidade. No Instituto de Meta-ArteDesing – IMAD é ministrado o Curso: Práxis em Pinturas (acrílica, óleo e mista sobre tela).



SERVIÇO
Evento: Exposição Coletiva “ArtEmovere”
Local:
Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade (TBV)
Endereço: SGAS 915, LOTES 75/76 – Brasília/DF
Visitação: Diariamente, de 18 a 31 de agosto de 2014
Horário: das 8 às 20 horas
Entrada: Franca
Classificação: Livre
Informações: (61) 3114-1070
Site:
www.tbv.com.br

Fotos: Divulgação

Fraternalmente,



Gustavo Henrique Lima
Assessoria de Comunicação

Templo da Boa Vontade  www.tbv.com.br
(61) 3114-1046

Com céu claro a parcialmente nublado, umidade deve chegar aos 25%

A tarde, os termômetros podem marcar até 27°C. Brasilienses devem redobrar cuidados com a saúde durante o período de seca
Correio Braziliense


O tempo deve continuar seco no DF e sem previsão de chuvas nesta terça-feira (19/8) e nos próximos dias. Hoje, umidade deve variar entre 70% e 25%. O céu deve ficar de claro a parcialmente nublado e com névoa seca. Na madrugada, a temperatura mínima foi de 14 °C. À tarde, os termômetros podem marcar até 27 °C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade continua baixa, em torno de 20%, nos próximos dias, bem inferior ao nível considerado ideal para a Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 60%. A temperatura deve continuar estável, com mínima de 14 °C a 17 °C e máxima de 27 °C a 30 °C.

Cuide-se

Os brasilienses devem continuar a ter atenção especial ao período de seca no DF. Medidas simples como usar roupas leves, proteção solar e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, além de abusar de líquidos, evitam complicações à saúde.

Mudanças climáticas devem agravar doenças já existentes, diz especialista

Variações extremas de temperatura causam problemas respiratórios e doenças relacionadas às condições hídricas, como a diarreia

Correio Braziliense
 Paloma Oliveto

Rua de Manaus inundada pela cheia do Rio Negro em 2009: enchentes favorecem aumento dos casos de leptospirose

Os perigos que as mudanças climáticas representam para a saúde humana não são fáceis de enxergar. Diferentemente da clássica imagem de um urso-polar tentando se equilibrar no que restou de uma geleira do Ártico ou da fotografia aérea de um rio sugado pela seca, os impactos das variações extremas de temperatura e precipitação sobre o organismo são praticamente invisíveis: partículas poluentes sendo aspiradas, bactérias e vírus invadindo o corpo, mosquitos milimétricos depositando agentes patógenos na corrente sanguínea.

“As mudanças climáticas não causam novas doenças, elas agravam as já existentes”, esclarece o médico Ulisses Confalonieri, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. No Brasil, enfermidades transmitidas por vetores e pela água são os principais riscos, pois, em um país tropical com 4,5 milhões de quilômetros de floresta, males como dengue e hepatites já têm impactos significativos nas estatísticas de morbidade e mortalidade. Além disso, o Sistema Nacional de Informações de Saneamento 2010 indica que 19% da população não têm acesso a água tratada e 54% carecem de coleta de esgoto, o que aumenta o risco de contaminação de fontes hídricas e, consequentemente, das doenças associadas a esse problema.

Com o crescimento populacional, o desenvolvimento urbano desordenado e a inexistência de uma vacina, a dengue é considerada uma das mais importantes doenças vetoriais que afetam o país. Uma simulação do Programa de Computação Científica da Fiocruz e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da mesma instituição, constatou que, no Rio de Janeiro, o acréscimo de 1ºC na temperatura mínima do mês pode aumentar em 45% o número de casos da doença no mês seguinte. Ao mesmo tempo, 10mm a mais de precipitação no estado farão crescer 6% a quantidade de casos de infecção nos 30 dias posteriores.

Coordenador do Observatório Clima e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da sub-rede de saúde da Rede Clima, o pesquisador Christovam Barcellos deixa o aviso: com o aumento de temperatura previsto para as próximas décadas — na América do Sul, até 2100, o acréscimo será entre 1,7ºC e 6,7ºC —, os casos de dengue crescerão em boa parte do país. “Toda cidade acima do estado de São Paulo terá de se preparar para os surtos”, alerta. “É automático. Um verão úmido seguido de calor leva aos surtos de dengue.”
 
 

Japão desenvolve exame de sangue para detectar 13 tipos de câncer

O método também pode ajudar na detecção precoce de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer; projeto tem custo estimado em 57 milhões de euros

Correio Braziliense


France Presse
 
Tóquio - O Centro Nacional de Câncer do Japão espera concluir, no prazo de cinco anos, o desenvolvimento de um método que permita o diagnóstico precoce de 13 tipos de câncer mediante um simples exame de sangue.

O projeto, com custo estimado em 57 milhões de euros, visa contribuir especialmente com a detecção precoce do câncer de mama, estômago, esôfago, pulmão, fígado, vesícula, pâncreas, colo, ovário, próstata e bexiga.

O método também pode ajudar na detecção precoce de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer. Trata-se de verificar a presença no sangue de micro-ácidos ribonucleicos (microARN), cujo aumento indicaria o desenvolvimento de um câncer. Mais de 2.500 variedades destas moléculas foram descobertas no corpo humano e podem servir de "marcadores" para detectar diferentes tipos de câncer, em um método muito mais rápido que a atual bateria de exames.

Várias equipes de pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos já analisam o papel dos microARN nos casos de diversos tipos de câncer, mas os japoneses esperam chegar mais longe nas investigações, que ainda não permitiram elaborar um teste comercial.

O programa é dirigido pela Organização Japonesa de Novas Energias e Tecnologias Industriais (Nedo), que apoia pesquisas em diversos âmbitos, com o apoio de várias empresas, entre elas Toray Industries e Toshiba, que têm grandes ambições na área médica.

O projeto é baseado em dados obtidos com 65 mil pacientes através do Centro Nacional do Câncer. "Se conseguirmos desenvolver o primeiro teste mundial de alta precisão no Japão, isto poderá aumentar em vários anos a esperança de vida das pessoas e contribuir para o desenvolvimento das indústrias japonesas", disse Tomomitsu Hotta, presidente do centro, citado pela agência Kyodo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer matou 8,2 milhões de pessoas em 2012. Os mais letais são de pulmão, estômago, fígado, colo e mama.

Projeções da ONU mostra que temperatura média deve crescer em todo o globo

No Brasil, regiões como a Amazônia podem ver a elevação chegar a 6ºC, o que tornará a sobrevivência muito mais desafiadora

Correio Braziliense


Paloma Oliveto


 
 
O inverno de 2002/2003 começou estranho no Hemisfério Norte. A tradicional época do frio se apresentou 1ºC mais quente do que o habitual em parte dos Estados Unidos e na Europa. Era uma pequena amostra do que ocorreria oito meses depois. Em agosto, no auge do verão, a Espanha registrou quase 47ºC; a Alemanha, 41ºC; e a França, 40ºC. Até o fim da estação, 70 mil pessoas estariam mortas. Literalmente, morreram de calor.
O ser humano não suporta condições climáticas extremas. Quando, lá fora, os termômetros sobem, internamente, o corpo deflagra um processo metabólico para manter a temperatura em 37ºC. Suor, aumento do fluxo sanguíneo periférico e maior produção de urina são alguns dos mecanismos usados para combater o excesso de calor.

Entretanto, no então pior verão europeu em 500 anos, principalmente idosos e pessoas com condições de saúde fragilizadas perderam essa batalha, vítimas de insolação, parada cardíaca e agravamento de doenças respiratórias. Sete anos depois, o continente voltou a ferver. Dessa vez, temperaturas até 13,3ºC acima do normal cobriram uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados — 50 vezes o tamanho da Suíça. Mais de 30 mil pessoas morreram. Nem em países mais acostumados com o clima tropical, as pessoas estão imunes. No Brasil, 50 moradores da Baixada Santista entre 60 e 97 anos foram vítimas de uma sensação térmica de 45ºC entre janeiro e fevereiro de 2010.